Maternidade: as consequências de não dormir

Abr 28, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

A maternidade é uma fase da vida plena de satisfação que ao mesmo tempo envolve grande esforço físico e mental. A chegada de um filho muda os nossos hábitos, o que não é de admirar. Tudo gira à volta das necessidades do bebé e, queiramos ou não, os hábitos que mantinhamos diariamente podem ser totalmente modificados.

Os primeiros meses de vida dos nossos filhos podem ser exaustivos. Entre cólicas infantis, alimentação de vez em quando e troca de fraldas temos o dia inteiro e sem tempo para muito mais. Como se isso não bastasse, o principal problema surge geralmente à noite, como resultado do contínuo despertar das crianças.

Em qualquer dos casos, é essencial não perder a calma, pois trata-se de uma circunstância temporária. Por isso, é aconselhável seguir uma série de orientações para evitar ao máximo as complicações que esta fase acarreta.

Consequências de não dormir de noite

Passar a noite sem dormir é a tendência geral que costuma ocorrer nos primeiros meses de vida dos mais pequenos. Assim, o que se denomina baby lag é o efeito causado pela falta de sono devido à necessidade de cuidar dos bebés.

Cansaço e irritabilidade

Dormir menos e pior à noite é algo que afeta regularmente os adultos que enfrentam a maternidade. Aproximadamente, uma média de 400 a 700 horas de sono perdem-se por cada filho por ano. Assim, as consequências de não dormir um mínimo de seis horas por dia levam a problemas de fadiga, irritabilidade e exaustão.

Por este motivo, durante o período de licença maternidade ou paternidade é aconselhável adaptar-se ao horário dos mesmos. Tem que tentar descansar o máximo de horas possível para poder enfrentar a noite com alguma energia. Para isso, é boa ideia aproveitar as sestas que os bebés fazem ao longo do dia.

Falta de concentração

O que costuma acontecer é que, na prática, aproveitamos esses momentos para tratar de tarefas domésticas que deixamos pendentes. Quando percebemos, os pequeninos voltam a chamar a nossa atenção sem ter podido descansar o suficiente.

Assim, durante a maternidade é difícil chegar à fase de sono profundo, pois, mesmo que voltemos a dormir, fazêmo-lo em estado de alerta. Portanto, uma das consequências de não dormir o tempo necessário é a falta de concentração que pode afetar o desenvolvimento da nossa atividade laboral.

Conselhos para evitar as consequências de não dormir à noite

Provavelmente, durante os primeiros meses, será difícil dormir várias horas de cada vez. Portanto, pode consultar os conselhos que lhe damos para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Proporcionar o melhor sono possível ao bebé

Quanto melhor dormir o bebé, melhor podem descansar os pais. Mesmo que seja por pouco tempo, será muito mais eficaz e recuperador dormir profundamente. Para isso, desde muito cedo, é aconselhável criar uma série de rotinas que os induzam a dormir. Pode ser um banho quente, ler uma história ou algum tipo de música relaxante.

Porém, durante os primeiros três meses de vida, é mais difícil estabelecer qualquer tipo de hábito. Até então você pode escolher deitá-lo no mesmo quarto, mas não na mesma cama, para o ter mais perto.

Aproveitar os momentos em que estão a dormir

Nós adultos estamos acostumados a dormir à noite, pois o nosso corpo regula os ciclos do sono naturalmente. Mesmo assim, depois de um tempo sem dormir, é recomendável descansar sempre que possível.

Possivelmente não chegaremos a um estado de sono profundo, mas pelo menos teremos relaxado por alguns minutos. Por exemplo, se partilha a educação do seu filho como um casal, uma das soluções é dormir em turnos e assim as tarefas podem ser distribuídas de forma mais ou menos equitativa.

De qualquer forma, a melhor medicina para sair desta fase da vida é a paciência. Com o tempo, as crianças aprendem a distinguir o dia da noite e, assim, aos poucos, regulam naturalmente os ciclos do sono.

Enquanto isso, o nosso conselho é que você tenha equipamentos de descanso que se adaptam a cada uma das suas necessidades. Tanto para adultos como para crianças, na Maxcolchon dispomos do que é necessário para que o sono de toda a família seja eficaz e reparador.