Homens: Por que dormimos menos nos dias em que não trabalhamos?

Nov 25, 2019 | INFORMAMOS-TE

As horas de sono são determinantes na nossa qualidade de vida. Dormir mais ou menos horas do que realmente precisamos tem consequências a curto e longo prazo para a nossa saúde.

Em certas ocasiões, o nosso trabalho, a nossa agitação social e familiar afasta o tempo do nosso descanso nocturno, ou seja, o dia tem apenas vinte e quatro horas. Finalmente, este sentimento de falta de tempo nos leva a sacrificar, equivocadamente, nossas horas de sono. Parece que o mais sensato seria dormir mais nos dias em que não temos de ir trabalhar, mas o que acontece quando dormimos menos horas nos dias em que não trabalhamos? Em geral, os homens dormem menos nos dias em que não trabalham, algo que prejudica seriamente o bem-estar dos homens e o ambiente imediato.

Quanto tempo precisa um homem para dormir?

Pesquisas recentes concluíram que as mulheres precisam de mais sono do que os homens. A tomada de decisões na família nuclear e as preocupações que surgem na organização da vida cotidiana tornaram-se o olho da tempestade para alguns pesquisadores. Parece que o cérebro de uma mulher está mais ocupado durante o dia, algo que justificaria a maior necessidade de dormir nas mulheres.

Mas para dizer a verdade e ser justo com o género masculino, o peso das responsabilidades e das tarefas diárias é actualmente recíproco. Os homens tomaram as rédeas do seu novo papel social e familiar e lutam diariamente para que todos os aspectos das suas vidas sejam plenamente satisfeitos. Isso inclui andar de mãos dadas com a mulher nos bons e maus momentos, compartilhando cada uma das tarefas a serem realizadas.

É claro que homens e mulheres não funcionam da mesma forma, mas em relação ao tempo de sono, pode fazer mais sentido diferenciar as horas de sono necessárias de acordo com as situações e atividades diárias da própria pessoa, do que de acordo com a distinção de género.

Um adulto precisa de uma média de sete a oito horas de sono por dia, independentemente do sexo

Por que o homem dorme menos quando não trabalha?

Poucos homens são capazes de se desviar de suas rotinas de trabalho, e a dificuldade de relaxar é a principal causa disso. Curiosamente, alguns homens podem sentir-se confusos nos dias em que não vêm trabalhar. No lado oposto, há aqueles que aproveitam ao máximo seus dias de folga para dormir, com sorte, às tantas horas da manhã.

O que pode um homem fazer para dormir mais em dias em que não trabalha? Para começar, será suficiente aprender a desligar-se do trabalho, o que implica deixar de lado pensamentos relacionados a todo o ambiente de trabalho: chefes estúpidos, discussões com clientes, confrontos com colegas de trabalho, e assim por diante. Não é fácil, mas é um primeiro passo importante para descansar bem nos dias de folga.

Em alguns casos, os homens pecam como introvertidos e não expressam facilmente seus conflitos emocionais. Os dias de trabalho intenso se preocupam com seus assuntos de trabalho e, além disso, chegam exaustos na cama. Por outro lado, quando têm a liberdade de decidir o que fazer com o seu tempo, são absorvidos por uma série de emoções que se repercutem na hora de dormir.

Se este for o seu caso, abra-se gradualmente às pessoas que o amam e tente desabafar suas preocupações; assim, você se sentirá livre de emoções negativas e poderá dormir bem nos dias em que sua mente estiver livre de cargas de trabalho.

Não ter tempo sozinho consigo mesmo também tem um efeito negativo sobre o descanso. Saber aproveitar o tempo livre não significa sobrecarregar-se com compromissos sociais: tenha em mente que aprender a dizer “não” não fará de você uma pessoa pior; aproveite os dias em que não trabalha para se reencontrar. Esses pequenos momentos te ajudarão a dormir mais, tanto nos dias em que não trabalhas como nos dias em que o fazes..