Hábitos de sono saudáveis em bebés

Mar 19, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Criar hábitos de sono é essencial para qualquer bebê, pois é uma forma de ajudá-los a ter um descanso adequado. Ao mesmo tempo, fazer isso ajuda a mãe a desfrutar de uma boa noite de descanso, o que é elementar na tarefa exigente, mas gratificante, de ser mãe.

Durante o primeiro ano de vida, o seu bebé irá mostrar diferentes padrões de sono à medida que ele cresce e se desenvolve, o que é natural.

Hábitos de sono dos bebês durante o primeiro ano de vida

De recém-nascido a 3 meses

Desde o nascimento até cerca de um mês e meio de idade, os bebés dormem cerca de 16 a 17 horas por dia. Acordam a cada três ou quatro horas para se alimentarem e normalmente não ficam acordados por mais de duas horas de cada vez.

A partir do mês e meio, eles começam a dormir um pouco mais à noite, graças ao reconhecimento dos ciclos luz-escuro. Pouco a pouco vão conseguindo dormir até 5 horas seguidas.

De 4 meses a 6 meses

Quando a criança chega ao quarto mês de vida, começa a relacionar-se mais com o mundo à sua volta. Ele geralmente está acordado por mais tempo e é capaz de sentir quando é hora de comer, tomar um banho, tomar sol, brincar ou dar uma caminhada.

Ele tira duas sestas por dia, uma de manhã e outra à tarde, que podem durar cerca de duas horas. Durante a noite, alguns bebés já não precisam de se levantar para comer, por isso podem ter uma noite de sono que dura mais de 6 horas continuamente.

Este é o momento ideal para começar a induzir o seu bebé a desenvolver os seus primeiros hábitos de sono e a aprender a dormir bem. Para as sestas, é recomendado que o bebé se habitue aos ruídos naturais da casa e durma com o reflexo da luz do dia. Entretanto, à noite, o ideal é que o quarto seja escuro, silencioso e a uma temperatura confortável.

Neste momento, podem ser iniciadas actividades de rotina que antecipam a hora de dormir, tais como um banho quente, um alimento especial ou uma canção de embalar, para que o bebé o associe ao tempo de descanso. Por outro lado, esta fase é o momento certo para levar o bebé para o seu próprio quarto

De 7 meses a 12 meses

O bebé interage mais com todo o seu ambiente e fica mais curioso. Já não come com tanta frequência e o sono e a alimentação tornam-se menos ligados. Nesta fase, os bebés dormem cerca de 12 horas por dia.

No entanto, alguns param de fazer a sesta da manhã quando se aproximam do seu primeiro aniversário. Os ciclos de sono dos bebés tornam-se muitas vezes semelhantes aos dos adultos, embora a sesta da tarde se prolongue por vezes para além da escola.

Sem dúvida, é o palco para reforçar ou implementar (caso não haja) uma rotina antes de ir dormir. Todos os bebês têm suas próprias preferências, mas geralmente, eles gostam de uma história, uma canção, uma carícia relaxante, em suma, a atividade que o bebê e seus pais mais gostam.

Uma vez terminado o ritual, é necessário despedir-se e deixar o bebé sozinho no seu quarto para dormir sozinho. É normal que ele acorde durante a noite e chore para chamar a atenção de seus pais. Ele deveria se acalmar e sair de novo para dormir. Um cobertor, almofada ou boneco ajudará o seu bebé a sentir-se seguro e protegido.

É importante lançar uma boa base em termos de hábitos de sono nos bebés, pois estes influenciarão significativamente os hábitos de sono e os ciclos da vida adulta.