Funciona contar ovelhas para adormecer?

Mai 4, 2021 | Sin categoría

No caso de não conseguir adormecer, a sabedoria popular recomenda contar ovelhas. Mas é realmente um método eficaz? Não se sabe se devido ao tédio ou à passagem interminável de minutos em algum momento, poderá ter sido útil.

Segundo a ciência, parece que contar ovelhas é uma técnica que infelizmente não ajuda a adormecer. Embora possa acabar por ser uma atividade simples e monótona que pode induzi-lo a adormecer mais cedo, cientificamente não tem nenhum tipo de garantia de sucesso. Na verdade, em algumas ocasiões, pode até deixar-nos acordados por mais tempo, pois exige uma certa concentração para não perder a ordem da conta.

A origem de contar ovelhas para adormecer

A primeira referência conhecida data do século XII. A prática provém de uma lenda na qual um fabulista contava histórias ao seu rei todas as noites para o fazer adormecer facilmente.

O problema é que o monarca em questão sofria de insónia, então o narrador pressionado foi forçado a alongar cada vez mais suas histórias. De maneira engenhosa, ele inventou uma história em que um aldeão comprava muitas ovelhas que precisavam de ser passadas de uma margem a outra do rio, uma a uma.

Desta forma, a história arrastou-se, não até que todas as ovelhas tivessem passado, mas até que o rei caísse nos braços de Morfeu. Esta crença popularizou-se pelo sucesso que obteve e de boca a boca chegou aos nossos dias como um exercício mental que ainda é utilizado em algumas culturas para induzir o sono.

É que a insónia é o distúrbio do sono mais frequente na época em que vivemos. O stress, o trabalho e as obrigações domésticas ou familiares esgotam-nos de tal forma que muitas vezes nos impedem de dormir. Estes episódios podem aparecer e desaparecer dependendo da intensidade e do estado de ânimo em que nos encontramos, mas pode sempre tentar outra coisa além de contar ovelhas.

Alternativas para adormecer

Têm-se realizado estudos com técnicas alternativas à de contar de ovelhas, como imaginar paisagens de sonho nas quais gostaríamos de estar. Os resultados coincidem que as pessoas que optaram por esta última técnica adormeceram vinte minutos mais cedo do que aquelas que contaram ovelhas.

Os motivos pelos quais estes dados foram obtidos deve-se ao facto de que a atitude em relação ao sono deve ser relaxante. Parece mais eficaz imaginar do que, pelo contrário, pensar. Assim, conseguimos libertar a mente de uma atividade que não exige nenhum tipo de concentração. Ao mesmo tempo, sentimentos positivos são gerados pela liberação de mais melatonina no nosso corpo.

As alternativas para resolver os problemas do sono são muito variadas, mas requerem sempre perseverança para atingir o objetivo. Portanto, se é um daqueles que necessita de cair rendido na cama com uma atividade que causa fadiga corporal, sugerimos que pratique exercício físico.

A prática de exercício físico diário é um básico que favorece nossa saúde em qualquer circunstância. Pode optar por fazer pequenas caminhadas ou andar de bicicleta se preferir praticar atividades ao ar livre.

Além disso, a leitura é outra das opções recomendadas nos casos em que é difícil adormecer. Manter o fio da história que temos em mãos ajuda-nos a desviar a atenção dos nossos problemas e, assim, relaxar mais rapidamente.

De qualquer forma, ter o equipamento de descanso adequado às nossas necessidades é a garantia de um descanso em óptimas condições. Devemos ter em consideração as nossas preferências em termos de firmeza, adaptabilidade e respirabilidade dos nossos colchões.

Para isso, pode visitar a web e verificar a excelente relação qualidade-preço dos mesmos. A variedade na composição dos seus materiais permite escolher entre viscoelástica, látex ou os confortáveis ​​colchões artesanais que oferecem um descanso imbatível.

Diga adeus a contar ovelhas e opte por relaxar o corpo de forma natural. Não se esqueça que um bom descanso é uma garantia saudável para o nosso desempenho físico e emocional. Esperamos por si!