Existem desvantagens por fazer exercício pela noite?

Out 22, 2021 | DESPORTO E BEM-ESTAR | 0 comments

É possível que você seja uma dessas pessoas que sempre soube que existem desvantagens por fazer exercício pela noite. O problema é que há gente que trabalha durante todo o dia, e o único momento que dispõem para poder fazer desporto, é justamente ao terminar a sua jornada laboral. Se é dos que sai do trabalho para lá das 7 da tarde e não contempla a hipótese de se levantar bastante mais cedo para ir ao ginásio, aqui lhe contamos os contras de praticar desporto nas últimas horas do dia.

Quais são as desvantagens de fazer desporto pela noite? 

Há que partir de um par de premissas na hora de avaliar ou julgar o exercício noturno. Por um lado, e como comentamos antes, existe uma grande parte da população que, literalmente, não dispõe de tempo livre. E muito menos para fazer desporto. Sair do trabalho às 19:00 da tarde, supõe que atividades como sair a correr, jogar um jogo, ou ir ao ginásio, se vão realizar entre duas a quatro horas antes de ir para a cama.

O outro dilema a considerar é que, ainda que possam existir uma série de condições universais, no final cada pessoa tem a sua rotina e se adapta a ela. Ou seja, podem desfrutar de hábitos diferentes ao recomendado, mas ter o seu organismo tão acostumado, que não experimentam nenhum tipo de desvantagem.

A partir de este início em forma de exceção, encontraremos que a desvantagem mais óbvia e imediata de realizar algum tipo de exercício físico pela noite é a seguinte: altera os ritmos circadianos. Portanto, pode afetar, tanto a higiene do sono, como a qualidade e a capacidade para adormecer facilmente.

desvantagens por fazer exercício pela noite

A prática de exercício físico e desportivo é sinónimo de ativação e aumento da circulação sanguínea. Além disso, o desporto também implica libertação de adrenalina, a hormona e neurotransmissor que estimula e potencia qualidades desportivas, mas que também aumenta a frequência cardíaca, o que afeta o sistema nervoso, e coloca em alerta a nossa reação de luta e fuga. Além do mais, fazer desporto também aumenta a temperatura corporal, algo que ativa os músculos e os prepara para realizar outras atividades. Ou seja, não os relaxa e, portanto, não estão preparados para dormir.

Por último, destacar que a prática de exercício físico noturno durante o verão não mitiga as desvantagens. Pelo contrário, as altas temperaturas podem até provocar um golpe de calor.