Exercícios de relaxamento para dormir

Mar 21, 2021 | INFORMAMOS-TE

A vida cotidiana muitas vezes sujeita-nos a contratempos causados ​​por motivos de trabalho, pessoais ou pelo surgimento de qualquer outra circunstância inesperada. Quando estas situações duram muito tempo e são difíceis de controlar, podem surgir nervos, ansiedade e problemas para adormecer.

Todos estes sintomas costumam ocorrer como resultado do stress. Este é um mecanismo que se ativa quando somos vencidos por certas situações que supõem uma sobrecarga de preocupação.

Para evitar que nos afete na nossa vida diária, uma boa ideia pode ser praticar exercícios de relaxamento que nos ajudem no nosso descanso. De certa forma, incluir estes tipos de atividades na nossa rotina diária ajuda-nos a adormecer de forma natural.

Através do relaxamento, podemos liberar a tensão e canalizar o estado de ânimo para obter um equilíbrio físico e mental. Portanto, sempre que se trate de uma situação passageira que não afete nossa saúde mental, é aconselhável praticá-la. Atreve-se?

 EXERCICIOS RELAXANTES PARA DORMIR

Respiração profunda

Esta é uma das técnicas mais simples de realizar caso tenha problemas para dormir. Trata-se de um mecanismo que combina a inspiração e a expiração de uma forma diferente da usual. Neste caso, vamos usar a nossa capacidade pulmonar ao máximo.

Começamos inalando o ar pelo nariz e, quando percebemos que o abdómen se elevou o máximo possível, aguentamos por alguns segundos para depois expelir o ar lentamente pela boca até que a nossa caixa torácica esteja completamente vazia.

Para que este método seja eficaz, é aconselhável tentar atingir uma média de dez respirações por minuto. Com um pouco de prática, pode obter-se um rápido e relaxante bem-estar.

Visualização

A visualização é uma técnica de relaxamento baseada na imaginação. Consiste em visualizar da forma mais realista possível as situações em que gostaríamos de estar e de nos ver num determinado e específico ambiente no qual agimos de acordo com os nossos desejos. Por exemplo, imagine que estamos numa praia paradisíaca a ouvir o som das ondas do mar enquanto tomamos banhos de sol.

Convém que a visualização contenha todos os detalhes possíveis, como as cores, a luz, os sons e até as sensações. É uma forma de alertar o nosso subconsciente do que realmente queremos através de imagens mentais estimulantes. Por isso, especialistas da área alertam: se exercitarmos pensamentos positivos, os resultados também serão.

Meditação

Além de ser uma das técnicas mais antigas que se conhece, chegou a afirmar-se que a meditação tem o poder de mudar a nossa mente. Em geral, é uma técnica pela qual se desenvolvem os sentimentos positivos e se aprende a gerir as dificuldades que nos impedem de realizar o nosso dia a dia com tranquilidade.

Para se iniciar nesta matéria, basta encontrar um local calmo e silencioso onde ninguém nos incomode e poder focar-nos em nós próprios. O objetivo é encontrar uma maneira de se abstrair dos problemas e, assim, ser capaz de conectar o corpo com a mente.

Relaxamento muscular

Consiste em aprender a tensionar e relaxar os diferentes grupos musculares, fazendo um tour pelas diferentes áreas do corpo. A técnica é muito simples: trata-se de sentir a diferença que ocorre entre a tensão e o alongamento do grupo de músculos que estamos a exercitar.

Pode ser praticado sentado ou deitado, por isso pode ser uma boa ideia fazê-lo enquanto estiver a trabalhar em frente ao computador ou a descansar no sofá de casa casa antes de ir dormir.

Realizar exercício físico

A atividade física proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde, principalmente se estivermos mais tensos que o normal. É que praticar exercício ajuda a melhorar o nosso estado de ânimo. Isto deve-se ao fato de que a liberação de toxinas que são produzidas enquanto o fazemos nos ajuda a relaxar.

Para conseguir isto, não é necessário fazer um grande esforço. Assim, uma simples caminhada pode servir, desde que seja feita regularmente. Está provado que caminhar entre vinte e trinta minutos por dia é suficiente se não tiver muito tempo livre.

Em qualquer circunstância em que se encontre, ter um bom equipamento de descanso pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Na Maxcolchon temos tudo que precisa para encontrar o conforto extra que necessita se estiver stressado. Consulte o nosso catálogo e não perca a nossa seleção. Esperamos por si!