Evite estes alimentos antes de deitar

Out 31, 2019 | CONSELHOS, DIETA

Quando tem dificuldade em dormir bem, a raiz do problema pode estar na sua dieta. O alimento pode tornar-se um factor determinante na hora de adormecer, bem como na qualidade do mesmo.

Neste sentido, a qualidade do sono é medida a partir do momento em que nos levantamos, e a dieta desempenha um papel fundamental para nos encontrarmos suficientemente descansados quando acordamos.

Da mesma forma, um tipo de alimento inadequado pode ter repercussões na conciliação do sono, na sua continuidade ou na obtenção de um sono de qualidade e reparador. Em tal contexto, há certos alimentos que por sua própria natureza são inimigos de Morfeu. Em seguida, detalhamos 4 comidas a evitar antes de dormir:

Sabia que estes 4 alimentos impedem um descanso adequado?

Carnes rojas

Todo mundo sabe que não é aconselhável deitar-se com uma sensação de peso no estômago, especialmente se você comeu alimentos com excesso de gordura e proteína.

 As carnes vermelhas contêm gorduras que são difíceis de digerir e aumentam a acidez do estômago. Assim, ao manter uma postura horizontal, o risco de sofrer de azia ou azia aumenta e a qualidade do sono diminui como resultado desses desconfortos.

 Da mesma forma, um excesso de proteína minimiza a eficácia de um aminoácido conhecido como triptofano. Este aminoácido transmuta-se na hormona serotonina responsável pelo relaxamento e na hormona melatonina que é responsável pelas fases do sono.

Alimentos doces

Os alimentos doces têm vários detratores, tais como cáries, roubo de energia ou simplesmente o seu vício. Da mesma forma, este tipo de alimento influencia negativamente as fases do sono, causando interrupções contínuas. Consequentemente, alimentos como os cereais não são aconselháveis ao jantar, uma vez que a grande maioria inclui uma quantidade excessiva de açúcar.

Isso levará a um aumento no nível de açúcar na corrente sanguínea sem qualquer possibilidade de ser queimado. Quando o nível de açúcar cair, começará a fase do sono, mas o corpo vai querer compensar o excesso de açúcar, o que causará uma alteração no ciclo REM, causando interrupções do sono e diminuindo a qualidade do sono.

Alimentos picantes

Os alimentos picantes durante o jantar alteram frequentemente a temperatura corporal durante o primeiro ciclo de sono, fazendo com que aumente consideravelmente. Isso pode interromper o sono e até mesmo levar à hiperventilação. Se tivermos um sistema digestivo fraco ou sensível, este tipo de comida picante pode causar inflamações e irritações no processo de digestão tanto no estômago como nos intestinos.

Da mesma forma, a digestão minimiza sua atividade durante o sono e digerir alimentos picantes requer trabalho extra, portanto, tempo adicional será necessário se o processo de digestão é realizada enquanto tentamos adormecer. Comer este tipo de comida picante antes de ir dormir pode alterar a qualidade do sono e a sua continuidade. Além disso, causará interrupções contínuas e não conseguiremos obter um sono de qualidade e reparador.

Por outro lado, os alimentos preparados com demasiadas especiarias, principalmente com sal abundante, também terão uma influência negativa no nosso sono, uma vez que nos obrigarão a acordar em consequência da necessidade de beber água.

Bebidas excitantes

As bebidas cafeinadas têm no café, como é lógico, ao seu principal defensor e na cafeína ao seu componente estrela. A cafeína permite-nos mantermo-nos afastados e alerta durante cerca de 6 horas. O pequeno-almoço é responsável por recarregar nossas baterias e começar o dia com energia suficiente. Nesse sentido, o fato de beber café a partir de certas horas da tarde influenciará de forma negativa na hora de conciliar o sonho.

Da mesma forma, o consumo de chá pode provocar insónia porque também contém um ingrediente excitante: a teína. No entanto, o consumo de chá e café pode condicionar a qualidade do sono de acordo com o nível de tolerância que apresentamos à cafeína. As bebidas energéticas, bem como os diferentes refrigerantes e até mesmo o chocolate têm uma elevada percentagem de cafeína entre os seus componentes.

Consequentemente, é aconselhável consumir estes alimentos no início da tarde e tentar abster-se em horas mais atrasadas para evitar a insónia possível.