Eu tenho pesadelos e não consigo acordar

Dez 18, 2019 | INFORMAMOS-TE

Por que é que temos pesadelos?

Um pesadelo é um sonho terrível que está relacionado com sentimentos negativos ou perturbadores como medo ou ansiedade. Os pesadelos são frequentes na infância e não são considerados patológicos, geralmente começam a se desenvolver antes dos 10 anos de idade. A partir desta idade, tendem a diminuir notavelmente, embora também surjam na idade adulta ou ao longo da vida, geralmente com menor frequência. Os pesadelos podem ser desencadeados por eventos de rotina, como começar um ano letivo, um novo emprego, uma briga ou uma mudança repentina na rotina.

Quando dormimos, o nosso cérebro nunca deixa de funcionar, de facto permanece activo de várias formas diferentes. Durante o sono existem diferentes fases, uma das quais é chamada de sono REM (Rapid Eye Movement). Como o nome sugere, durante esta fase os olhos movem-se rapidamente de um lado para o outro sob as pálpebras. Os sonhos ocorrem durante o sono REM e os pesadelos também podem ocorrer. Esta fase do sono ocorre aproximadamente a cada 90 minutos e aumenta o seu tempo em cada ciclo de sono longo à noite, de modo que os períodos de sono REM mais longos ocorrem pela manhã, antes de acordarmos. Quando acordamos no meio desta fase cíclica é mais fácil lembrar com o que estávamos a sonhar.

Características dos pesadelos

  • O sonho parece real e é angustiante. Muitas vezes torna-se mais perturbador ou perturbador à medida que se desenvolve.
  • A trama dos sonhos está geralmente relacionada com ameaças à segurança ou à sobrevivência, mas pode estar relacionada com outras questões como a insegurança.
  • Dormir faz-nos sentir assustados, ansiosos, tristes ou zangados.
  • Podemos ter suores e o coração bate mais rápido enquanto estamos na cama.
  • Quando acordamos, podemos lembrar-nos dos detalhes do sonho.
  • O sono pode causar angústia e evitar que voltemos a dormir facilmente.

Porque não podemos acordar durante um pesadelo?

Este fenómeno é conhecido como paralisia do sono. É uma sensação de estar consciente, mas incapaz de se mover. Ocorre na transição entre as fases de vigília e o sono REM. De alguma forma, ocorre quando estamos a acordar ou a adormecer.

Geralmente, você não está consciente neste estado, mas algumas pessoas são suscetíveis a episódios de paralisia quando estão conscientes. Isto pode levar o indivíduo a misturar sensações reais do ambiente circundante com qualquer tipo de alucinação produzida por um sonho, como sentir uma sensação de asfixia ou dificuldade em respirar, com aperto no peito, palpitações e outras sensações de origem fisiológica. Esta paralisia, acompanhada de medo na pessoa que a sofre, é conhecida como pesadelo.

Nesse estado, o indivíduo se sente incapaz de fazer qualquer movimento ou de falar, mas tem plena consciência de sua situação e do que está acontecendo ao seu redor, pois pode ouvir, cheirar ou perceber sensações táteis, ou até mesmo ver ao seu redor e se encontra com os olhos abertos.

Dicas para evitar pesadelos

As pessoas que estão sob muito stress são mais propensas a ter pesadelos. É por isso que é comum vivermos em situações stressantes.

Muitas pessoas têm o hábito de levar o trabalho para casa, e isso pode ter repercussões negativas para chegar à cama relaxado e conciliar um bom descanso. Para evitar a sensação de inquietação durante a noite, o mais recomendável é realizar atividades totalmente alheias à nossa vida profissional quando chegarmos em casa. Também é importante evitar o uso de tecnologia e a exposição à luz da tela pelo menos duas horas antes de dormir.