Estou com excesso de peso, qual é o colchão certo para mim?

Jan 13, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Cada pessoa é diferente e, portanto, também tem uma maneira diferente de descansar. Se você colchões colchões para pessoas com sobrepeso, faremos uma análise que ajudará a determinar qual é o mais adequado para o seu caso particular, tendo em conta a importância tanto do conforto quanto da saúde.

O que considerar ao escolher colchões para pessoas com excesso de peso

Quando estamos à procura de um colchão, devemos ter em conta duas premissas fundamentais:

  • Um colchão confortável que ajude a descansar.
  • Que se adapta às necessidades e garanta a saúde.

Neste sentido, escolher um colchão bom, agradável e barato será a nossa tarefa, por isso devemos considerar uma série de recomendações muito úteis que irão simplificar a nossa pesquisa.

Conselhos que ajudarão a encontrar o colchão perfeito

Encontrar o colchão perfeito é mais fácil do que parece, mas claro, para saber como escolher, primeiro temos de conhecer os aspetos a serem analisados em cada caso.

Desta vez vamos concentrar-nos nas pessoas com excesso de peso, que têm certas peculiaridades que, como dissemos anteriormente, devem ser levadas em conta antes de tomar uma decisão final.

A altura do colchão

Embora muitas vezes não estejamos conscientes da importância deste facto, devemos tê-lo em conta, especialmente se estamos a lidar com pessoas que têm excesso de peso. Obviamente aplicará uma força maior sobre o colchão, o que se traduz numa maior deformação.

Se optarmos por um colchão excessivamente fino, vamos deparar-nos com o problema de não aproveitarmos o colchão, o que implicará que não alcançaremos o nosso objetivo que é o de um bom conforto e de uma boa higiene postural.

Desta forma, se a pessoa tem um peso superior a 90 kg, é aconselhável pensar em colchões que tenham uma profundidade ou altura de pelo menos 25 cm.

Escolha um grau de firmeza adequado

Neste sentido, quando falamos de uma pessoa com excesso de peso, devemos pensar em colchões mais duros, já que desta forma evitaremos que se afunde e acabe causando a habitual dor nas costas ao dormente.

Mas também não devemos pensar no colchão mais duro do mercado, mas o ideal é optar por uma firmeza que vá de médio a firme, com a qual temos uma boa combinação.

Devemos lembrar que, quanto mais peso, mais duro deve ser o colchão, mas também não vamos a extremos, já que pesar mais do que pesa também pode implicar que existem doenças musculares e/ou ósseas, por isso também não é bom dormir num colchão que se parece com uma tábua

Também é importante a resistência dos bordos do colchão

Dentro da capacidade de adaptar o colchão ao peso da pessoa, devemos prestar atenção às bordas. Quando nos sentarmos no colchão, seja para entrar ou para sair, teremos notado que as bordas cedem.

Há colchões que cedem muito, e outros que têm reforços que nos permitem manter a firmeza mesmo que estejamos no limite. Para uma pessoa com excesso de peso isto é importante, não só ao entrar ou sair da cama, mas também para evitar que ela se mova para a borda e caia durante a noite porque não existe resistência suficiente.

O material do colchão

Os colchões são compostos por várias camadas de diferentes materiais, por isso devemos escolher um que tenha a combinação perfeita para o nosso caso particular.

É necessário considerar que, embora tenha materiais diferentes, o que é considerado é o principal, por isso o habitual é falar de colchões de molas, látex, viscoelástico e híbrido.

Não se esqueça que a respirabilidade também é importante

Na maioria dos casos estamos interessados num colchão que seja fresco e bem ventilado, reduzindo assim a temperatura, um problema muito comum quando há peso mais do que suficiente.

Embora até à data a mola tenha estado sempre relacionada com a temperatura mais baixa, a verdade é que os novos colchões de espuma são tão avançados que conseguiram uma melhor combinação de ventilação, conforto e segurança.

Se queremos estar do lado seguro, um bom exemplo de colchão para uma pessoa com excesso de peso seria o modelo Maxcolchon Sensity, uma vez que tem a capacidade de cobrir absolutamente todas as necessidades da pessoa, com a particularidade de cobrir um espectro muito amplo de obesidade nos seus diferentes graus.

Esperamos que estas recomendações tenham ajudado a encontrar o melhor colchão para pessoas com excesso de peso, porque desta forma estaremos a investir num melhor descanso que lhe trará mais vitalidade ao seu corpo no final do dia, bem como a evitar as dores frequentes que são produzidas por posturas adquiridas num mau colchão ou que não está devidamente adaptado às suas reais necessidades e particularidades.