Esta é a razão pela qual se desperta sobressaltado

Jun 30, 2021 | INFORMAMOS-TE

Seguramente que alguma vez já lhe aconteceu: está a dormir tranquilamente, e, de repente, sem causa aparente, desperta sobressaltado. O mais certo é que seja algo bastante comum: seja por umas causas ou por outras, despertar-se de repente a meio da noite pode chegar a ser algo habitual para algumas pessoas.

Mas, ¿quais são as causas que podem levar-nos a despertar repentinamente enquanto dormimos? O certo é que não existe uma única razão possível, mas sim várias razões que podem levar-nos a despertar a meio da noite sobressaltados. Em seguida, contamos-lhe algumas.

Porquê se desperta sobressaltado?

Existem vários motivos que podem interromper subitamente o nosso descanso:

Sonha que está a cair

Um episódio noturno muito comum e que a todos já ocorreu alguma vez é sonhar que está a cair e, de repente, acorda sobressaltado. Isto tem uma explicação segundo a ciência, que o considera um “espasmo mioclônico”. Também conhecido como espasmo hípnico, este tipo de espasmo costuma ocorrer no início do sonho, e consiste num movimento repentino e involuntário das extremidades, que pode chegar a despertar-nos.

Fisicamente, este espasmo é similar a um “sobressalto” e, frequentemente, vem antecedido por uma sensação de caída. Aparentemente, a explicação para este fenómeno tem a ver com a forma em que o corpo se prepara para descansar, e com os ciclos do sono.

Sucede que, quando começamos a adormecer, o cérebro envia um sinal aos músculos e à medula espinal para que se relaxem, inibindo a resposta aos estímulos. A isto se chama formação reticular. É curioso que, em algumas pessoas, esta formação reticular produz-se ao contrário. Assim, aparece o espasmo mioclônico: quando, em vez de inibir-se a contração muscular, aumenta a contração do músculo em resposta a um estímulo, por leve que seja.

Este efeito faz com que as pulsações baixem até ao ponto que o cérebro interpreta que estamos a morrer. Ante isto, envia uma descarga elétrica aos músculos, que é o que faz com que tenhamos esta sensação de caída.

Outras razões pelas quais se desperta sobressaltado

Ainda que sentir que caímos no vazio é uma das razões mais comuns pela qual nos despertamos sobressaltados, existem outras razões que podem levar-nos a despertar subitamente.

Ataque de pânico noturno

Uma das razões que pode fazer com que nos despertemos sobressaltados é sofrer um ataque de pânico a meio da noite. Tal como sucede com os ataques de pânico diurnos, estes ataques podem aparecer sem uma causa clara aparente, e podem trazer consigo outros sintomas. Regra geral, este tipo de ataques dura apenas uns minutos, ainda que podamos tardar em adormecer após um episódio. Quem sofre um ataque de pânico durante a noite, é provável que também seja suscetível a sofrê-los durante o dia.

Taquicardia

Outra das razões pela qual podemos despertar-nos sobressaltados é sofrer de taquicardia. Esta acontece quando sentimos o pulso muito acelerado, e pode fazer-se acompanhar de palpitações. Estas podem notar-se no pescoço, na garganta ou no peito.

Esta pode suceder por várias razões. Entre elas, uma das culpadas pode ser a cafeína: trata-se de uma substância que pode permanecer no nosso organismo durante horas, pelo que, beber café pela tarde, poderia provocar-nos um despertar súbito pela noite sem darmos conta.

Outra das causas que pode levar-nos a sofrer de taquicardia e a despertar-nos subitamente durante a noite são as bebidas alcoólicas. E ainda que, ao início possa parecer que o álcool nos dá sono, o certo é que os seus efeitos sedantes desaparecem com o tempo e, ao metabolizar-se, pode provocar que nos despertemos com taquicardia.

O melhor neste caso é limitar o consumo de álcool pelo menos três horas antes de deitar-se, já que assim vamos dar tempo para que o nosso corpo o metabolize como é suposto. Como está claro, falamos de um consumo de álcool moderado.

Por outro lado, existem outras causas que podem originar a taquicardia, como a apneia do sono, ou outros problemas cardíacos. Em qualquer caso, se se desperta sobressaltado frequentemente, recomendamos que consulte um médico o quanto antes. ¡A sua saúde é o mais importante!