Está atualizado? Pague com criptomoedas

Out 23, 2019 | Uncategorized

As moedas virtuais entraram no mercado há já algum tempo e estão a tornar-se cada vez mais populares. O número de empresas e lojas (especialmente online) que começam a aceitar pagamentos com criptomoedasestá constantemente a aumentar. Apesar de tudo, eles ainda são desconhecidos do público em geral, que normalmente os vê com desconfiança. No próximo artigo iremos esclarecer o que são as moedas criptográficas, como pagar em criptomoedase quais são as suas principais vantagens e perigos.

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são moedas virtuais utilizadas para trocas digitais. A primeira criptografia foi Bitcoin, e seu sucesso levou ao surgimento de novas moedas criptográficas, cada uma com suas próprias características e valores, mas muito semelhantes ao Bitcoin (há mais de 50 criptomoedas com um valor de capitalização de mais de um milhão de dólares).

O número de empresas e indivíduos que usam criptomérias vem aumentando desde o seu nascimento, tornando cada vez mais empresas que aceitam pagamentos em criptomérias.

Como se trata de uma moeda exclusivamente digital, não existem notas ou moedas emitidas a partir de qualquer uma das criptomoedas existentes. O que é possível é trocá-las por outras moedas com curso legal.

Como pagar em moedas criptográficas

Muitas empresas têm métodos de pagamento em suas lojas digitais que permitem que eles sejam feitos usando moedas criptográficas. Trata-se de sistemas seguros que garantem o pagamento, permitindo mesmo o reembolso em caso de devoluções ou outros incidentes.

Há também o Coinbase Card (VISA), um cartão de débito que permite pagamentos online usando moeda criptográfica. Ao utilizar este cartão, o destinatário do pagamento receberá o dinheiro em moeda com curso legal, mesmo que o comprador seja descontado em moedas criptográficas.

Benefícios e desvantagens do uso de criptomoedas

As moedas criptográficas, sendo moedas digitais sem a impressão de notas ou a existência de moedas, são consideradas com desconfiança por muitas pessoas. Mas é verdade que as criptomoedas têm muitas vantagens ao negociar online. Também não devemos ocultar o facto de que existem riscos associados à utilização destas moedas.

Principais vantagens da sua utilização

As principais vantagens de usar criptomoedas para fazer pagamentos online são as seguintes.

  • Instantâneas. As transacções feitas em criptomoedas são instantâneas, sendo recebidas em apenas alguns segundos e não demorando mais de 10 minutos, para serem validadas.
  • As transações em criptomoedas ocultam a identidade do usuário que as executa (o usuário pode revelar sua identidade se desejar).
  • Registos únicos. As operações realizadas em moedas eletrônicas são registradas e esses registros não podem ser modificados, sendo acessíveis ao público.
  • Internacional O uso de moedas eletrônicas facilita muito as transações internacionais, permitindo que empresas ao redor do mundo realizem suas transações na mesma moeda digital, independentemente do curso legal de cada país.
  • Eles chegam a mais pessoas. Por várias razões, há milhões de pessoas em todo o mundo que não conseguem aceder ou operar bancos. Com criptomoedas podem fazer pagamentos online e fazer compras e vendas online.
  • Portugal suporta moedas criptográficas. A Europa, e portanto Portugal, consideram as moedas bitcoins como divisa.

Perigos das moedas criptográficas

Todas as transacções económicas na rede estão expostas a riscos e perigos, e as criptomoedas não são excepção. Os principais perigos ao operar com criptomoedas são vários.

  • As criptomoedas podem sofrer flutuações importantes devido a mudanças no mercado, perdendo ou ganhando valor rapidamente.
  • As criptomoedas não são reguladas por nenhuma agência, banco ou país.
  • Ataques externos. Por serem dinheiro digital, eles não estão isentos de ataques de computador perpetrados por criminosos cibernéticos que vêem oportunidades de fraude ou burla.
  • Problemas em face de conflitos. Se ocorrer qualquer incidente ou conflito na transação com moedas criptográficas, dada a sua natureza transfronteiriça, pode acontecer que a sua resolução esteja fora do alcance das autoridades espanholas.

Uma amostra da aceitação que estão tendo as criptomoedas na Espanha, é que cada vez mais empresas espanholas aceitam pagamentos em suas lojas online, com o mesmo. As muitas vantagens proporcionadas pelas transacções com moedas virtuais tornam muitas vezes mais interessante utilizá-las do que as moedas do próprio país.

A natureza transfronteiriça das criptomoedas permite que as transações internacionais estejam ao alcance de muito mais pessoas, e aumenta o interesse neste tipo de moeda criptográfica.