Entre o jantar e a cama: como entrar bem no descanso

Fev 6, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO, DIETA | 0 comments

A hora de ir para a cama está aproxima-se, mas antes disso, um momento essencial para fechar o dia: o jantar. Os últimos passos que você dá durante o dia marcam a qualidade do sono que você tem durante a noite. A coisa mais importante para a hora de dormir é que chega num estado de relaxamento e calma. Depois de deixar de lado o stress acumulado durante o dia, seja através de exercícios físicos ou relaxantes, é a hora de jantar.

Para que o jantar não impeça uma noite descansada de sono, é essencial evitar jantares copiosos. Os jantares com excessos em proteínas e gorduras, de digestão pesada, podem produzir insónia. Neste caso, é aconselhável evitar comida rápida ou picante, e apostar no equilíbrio. Um jantar leve, com proteínas de baixo teor de gordura que produzem melatonina, a hormona do sono, é a melhor escolha. É importante manter um horário de jantar regular. O corpo deve acostumar-se a jantar e dormir ao mesmo tempo, para não alterar o relógio biológico.

Las cenas con excesos en proteínas y grasas, de digestión pesada, pueden producir insomnio.

Depois do jantar, o próximo passo será a aclimatização do quarto. A temperatura ambiente recomendada para o seu quarto é de cerca de 18ºC. Assim evita um excesso de calor ou frio, que além de dificultar o descanso, pode alterar o corpo. Além da temperatura do quarto, é vital ter um conjunto de roupa de cama preparado para a noite. É importante que, além de preparar o quarto a um nível térmico, também o prepare a um nível luminoso. É aconselhável evitar expor o quarto à luz, já que isso tornará difícil para si adormecer.

Depois do jantar e com o quarto pronto para ter o melhor descanso, é hora de ver o que fazer antes de dormir. Acrescente-se que, para que o jantar tenha uma boa digestão, é essencial passar pelo menos duas horas. É importante que você saiba que, antes de tudo, a sua cama deve ser só para dormir. É aconselhável não usá-la para outras atividades, como trabalho ou estudo.

Outra recomendação para tornar mais fácil adormecer é privar-se de dispositivos eletrónicos. Você pode usar o seu telemóvel ou Tablet neste momento entre jantar e dormir, mas nunca antes de ir dormir. Os dispositivos devem ficar o mais longe possível da cama. Isso ocorre porque a vibração, o brilho ou as ondas afetam o sono.

Que tal um filme, uma série ou um livro? Essas atividades são uma boa maneira de terminar o dia, mas não se aplicam a qualquer relato. Recomenda-se que o conteúdo faça dormir com um bom gosto na boca, ou com uma reflexão que faça sentir bem. Nesse caso, você deve evitar filmes que excitam demais ou te levam a terminar o dia com mais do que a quantidade certa de tensão.