É bom ou mau fazer a cama?

Dez 15, 2019 | INFORMAMOS-TE

Em seguida expomos os prós e contras de uma tarefa tão simples e habitual como é fazer a cama diariamente. E tu, és um dos que adquiriram este hábito ou, pelo contrário, não dás importância a esta rotina?

Vantagens de fazer a cama diariamente

Ao adquirir este hábito estamos ao mesmo tempo criando uma boa técnica para superar a tentação de voltar para a cama para dormir um pouco mais. Estás fora e pronto para começar o dia.

Além disso, fazer a cama é a primeira tarefa e realização da manhã. Isto pode dar um pequeno impulso para enfrentar o resto das metas e tarefas do dia.

Da mesma forma, a aparência do quarto parece mais limpa e arrumada apenas esticando os lençóis e colocando a almofada no lugar.

Ao fazer a cama, provavelmente nos sentiremos mais motivados para fazer mais tarefas e colocar um pouco mais de ordem no quarto. É uma boa maneira de activar de manhã e pode encadear outras acções como guardar roupa em gavetas ou separar a que já foi usada, por exemplo.

Esta simples atividade também facilita a limpeza, se planejamos passar a vassoura ou varrer mais tarde. E se isso não for suficiente

Fazer a cama faz parte da estética do quarto

Chegar a casa depois do dia, ver a cama desfeita e as roupas jogadas ao redor ou desarrumadas ao redor do quarto pode ser estressante. Entrar no quarto e manter tudo arrumado cria uma sensação de calma e tranquilidade. Também pode causar problemas para alguém entrar e ver a desordem no nosso quarto.

Esta tarefa simples promove a capacidade de adquirir hábitos para o menor da casa e assumir responsabilidades no seu dia a dia. Assim, diante de qualquer outra tarefa rotineira e constante que tenham de realizar, será muito menos difícil para eles assimilá-la e realizá-la.

Contras de fazer a cama todos os dias

Fazer a cama imediatamente após acordar não é recomendado, pois incentiva a proliferação de ácaros e bactérias na nossa roupa de cama. Os ácaros microscópicos que passam da nossa pele para os lençóis enquanto dormimos multiplicam-se quando encontram as condições de humidade mínima.

Devido à exposição contínua aos ácaros e bactérias, podemos promover o aparecimento de asma, eczema ou dermatite ou outros problemas de saúde relacionados com a exposição a estes microrganismos.

Além disso, perdemos tempo do sono, porque temos de nos organizar para nos levantarmos mais cedo e assumirmos esta tarefa diariamente.

5 dicas para fazer a cama

Aqui estão algumas dicas e passos para fazer uma cama e eliminar os ácaros que ficam na cama depois de nos levantarmos. Para isso é importante obter um ambiente seco, o mais adequado seria:

  1. Abrir as janelas e ventile a sala assim que nos levantarmos. Assim, daqui a uns minutos, teríamos os lençóis secos.
  2. Para desenhar as cortinas e levantar as persianas para proporcionar luminosidade no interior do quarto.
  3. Estique os lençóis e o resto da roupa de cama ou areje-os antes de fazer a cama. Isto garante que não haja vestígios de humidade.
  4. Sacuda a almofada e use protetores de colchão para evitar que estas bactérias se alojem dentro do núcleo do colchão, pois esta é uma área muito difícil de ventilar.
  5. Mudar de lençóis uma vez por semana. A lavagem da roupa de cama garante que as bactérias e as manchas são completamente removidas. Ao mesmo tempo, prolongamos a vida útil do nosso equipamento de descanso.

Em conclusão, fazer a cama é bom e nós controlaremos reduzir a quantidade de ácaros e bactérias que aninharam nos nossos lençóis pondo em prática estas cinco etapas simples que nós discutimos. E você, estás mais para a fazer a cama ou a deixá-la por fazer?