É bom dormir mais de manhã

Mar 29, 2020 | INFORMAMOS-TE

É um sentimento que mistura alívio, felicidade e prazer. Ocorre normalmente nas noites de sexta-feira, antes da chegada do fim-de-semana. Você pensa no dia seguinte e a única coisa que lhe vem à mente é que, durante dois dias, você dormirá mais pela manhã. Um sábado e domingo onde o despertador é colocado de lado e o alarme do telemóvel é cancelado durante 48 horas. Mas será que estes hábitos generalizados beneficiam realmente a nossa saúde? Será bom para os nossos hábitos de descanso prolongar o nosso sono dormindo mais de manhã?

Dormir de dia: é bom ou mau?

O que todos nós precisamos ser claros é a necessidade de oito horas de sono por dia. Nesta base, é aconselhável fazê-lo à noite, por várias razões. Como o sono é uma necessidade biológica que influencia a nossa saúde e bem-estar, o principal é não distorcer os nossos ritmos circadianos.

Estes relógios biológicos dos seres humanos coincidem com os ciclos do dia e da noite. Para esta regra de três, é aconselhável respeitá-la e dormir, tanto quanto possível, quando o sol se põe. Isto porque, dependendo do grau de luz que houver, a nossa glândula pineal produzirá mais ou menos melatonina, a conhecida hormona do sono. Portanto, isto irá influenciar a nossa capacidade de dormir.

Outro fator que influencia nossos ritmos circadianos é o homeostato cerebral, uma espécie de interruptor do sono que mede quantas horas desde a última vez que dormimos e o sinal de alarme que nos pede para nos regenerarmos novamente. Este homeostato não é determinado ou influenciado pela quantidade de luz do exterior, por isso é a razão pela qual às vezes temos vontade de dormir em momentos inusitados.

Quer seja graças à maioria das profissões, que tendem a desfrutar de fins-de-semana livres do trabalho, aos estudantes que também desfrutam de sábado e domingo livres (mesmo algumas sextas-feiras), ou aos trabalhadores que desfrutam de dias livres saltos, em que todos eles se ramificam para aproveitarem mais o sono pela manhã.

Um fato que geralmente ocorre todos os dias de folga que temos e, como em outras rotinas, não será prejudicial, desde que você saiba como medi-lo. Porque, como nas sestas, seguindo uma série de directrizes e fazendo-o apenas em momentos específicos, podemos aproveitar alguns dias para dormir mais do que o habitual.

Diferentes organizações como a Organização Mundial da Saúde indicam que a modificação ou omissão dos nossos ritmos circadianos e, portanto, a geração de maus hábitos de sono, são prejudiciais para a nossa saúde. Através de uma multiplicidade de estudos científicos, foi determinada uma relação entre este mau comportamento e os níveis de stress e de proliferação de doenças e patologias.

Desde que você não exerça profissões que obriguem a trabalhar à noite e dormir durante o dia, a recomendação da OMS é respeitar o hábito de sono mais comum. Portanto, e em conclusão, aconselhamos a não prolongar o seu ciclo durante a manhã, desde que seja prolongado no tempo.