É bom dormir com o seu animal de estimação?

Fev 8, 2020 | INFORMAMOS-TE

Enquanto muitas pessoas argumentam que dormir com seus animais de estimação traz mais qualidade ao seu descanso, outras ficam surpresas e consideram que esse hábito pode ser anti-higiênico ou insalubre. Mas quem está certo? Embora a decisão seja sempre de cada pessoa, aqui estão as vantagens e desvantagens de dormir com o seu animal de estimação.

Quais são os benefícios de dormir com o animal de estimação?

Um dos factores a ter em conta é que a sua empresa nos fornece uma fonte extra de calor na hora de dormir. Se considerarmos que a temperatura corporal de um cão ou gato é de cerca de 38,5 graus, o contacto com eles aumentará a nossa temperatura corporal. Desta forma, dormir com um animal de estimação pode funcionar como uma espécie de garrafa de água quente que irá manter a cama quente e confortável quando se trata dos meses mais frios.

Por outro lado, dormir com o nosso animal de estimação pode trazer segurança, pois há muitas pessoas que têm medo de dormir sozinhas. Dormir com um animal de estimação pode fazer você se sentir protegido e pode ajudá-lo a adormecer mais facilmente.

Além disso, um animal de estima é uma fonte de afeto e amor. Se a considerarmos como uma entidade amada, dormir com ela pode ser uma forma de se tornar mais capaz e gerar fortes laços emocionais.

A sua companhia nocturna também pode ajudar os mais pequenos da casa a descansar melhor. Dormir com nossos animais de estimação envolve uma estimulação sensorial que pode ajudá-los a relaxar e a conceber o sono mais facilmente através das carícias, respiração e ruídos do animal.

Inconvenientes de dormir com um animal de estimação

As zoonoses são doenças que são transmitidas directamente entre animais, incluindo humanos, através de vários meios como o ar, as picadas ou a saliva.

Assim, os animais ficam doentes e podem transportar parasitas, fungos e bactérias, embora à primeira vista possam parecer limpos e saudáveis. Mesmo que não tenham a intenção de o infectar ou prejudicar, os vários microorganismos que transportam podem causar problemas de saúde.

Outra desvantagem de dormir com os nossos animais de estimação pode ser a higiene e limpeza da nossa roupa de cama. Um caso em questão é quando os gatos vomitam bolas de pêlo por causa do aliciamento. Os gatos não têm controle sobre quando e onde isso acontece com eles. Se um gato dorme na cama, é muito provável que você encontre vômito de gato entre os lençóis algum dia.

Por outro lado, dormir com o seu animal pode causar reacções alérgicas ou asmáticas, embora os riscos gerais para a saúde sejam bastante baixos, pode ser perigoso enquanto dormimos se não conseguirmos respirar normalmente por causa do seu pêlo.

Finalmente, os hábitos de sono dos nossos animais de estimação são diferentes dos dos humanos porque eles passam mais do dia dormindo do que nós. Desta forma, há o risco de, enquanto você quer relaxar, seu animal de estimação estar em uma hora ativa e não deixá-lo adormecer ou acordá-lo constantemente.

O que temos de ter em conta antes de dormir com o nosso animal de estimação?

Se o amor pelo nosso animal é inquestionável e queremos que ele durma connosco, é muito importante que o nosso animal de estimação seja devidamente desbravado. Os cães e gatos, em geral, deixam a casa todos os dias na rua ou no campo, para que possam facilmente apanhar pulgas ou carraças. Manter estes parasitas longe dos nossos animais de estimação é fundamental se não queremos que eles acabem por nos morder ou mesmo causar uma praga na nossa casa.

Por outro lado, escovar o nosso animal de estimação vai ajudar a manter a cama e os lençóis mais limpos. Escová-lo todas as semanas vai ajudar o gato a não perder tanto pêlo diariamente. Além disso, quanto mais pêlos o nosso animal tem, maior é a probabilidade de apanhar um parasita.

Limpar as patas do animal ao entrar na casa depois da sua caminhada ajudará a manter a cama limpa e livre de bactérias da rua. Embora se você quiser que ele durma perto de você, uma opção que muitas pessoas usam é um cobertor ou lençol na área onde ele descansa, evitando o contato direto com nossa cama.

Sem dúvida uma das melhores opções se você não quer se separar do seu animal quando dorme, mas quer manter o espaço e a higiene na cama, esta é a opção para colchões de animais de estimação. Na Maxcolchon encontrará uma vasta gama de colchões para animais de estimação em diferentes cores e tamanhos. Além disso, estes colchões são fabricados para serem facilmente lavados e manter a higiene do seu animal de estimação, bem como do seu quarto.