É bom dormir com aquecimento no inverno?

Fev 27, 2021 | INFORMAMOS-TE

Com a chegada do inverno frio, as noites geladas convidam-nos a que nos abriguemos para nos proteger das baixas temperaturas. Assim, com muito mais motivo, quando formos para a cama o nosso conforto depende em grande parte em manter o ambiente certo no quarto para podermos dormir bem.

Em muitas ocasiões, quando o frio é mais intenso, cobrir-nos com edredões e mantas parece não ser suficiente. Nessas ocasiões, podemos necessitar de mais calor para regular a temperatura do corpo. Portanto, uma das opções pela qual podemos optar é dormir com o aquecimento ligado durante a noite.

A controvérsia sobre o seu uso tem os seus defensores e os seus detratores. Portanto, determinar se o devemos usar ou não dependerá, em qualquer caso, de uma série de fatores e circunstâncias específicas.

A conclusão é que é uma decisão a valorizar dependendo das nossas preferências pessoais. No entanto, para o ajudar a tomar a decisão certa, explicamos a seguir as vantagens e desvantagens de dormir com o aquecimento no inverno.

Vantagens de dormir com o aquecimento no inverno

A vantagem mais importante de dormir com aquecimento no inverno é que o isola do frio e ajuda a manter a quantidade necessária de calor no corpo durante a noite. Assim, se queremos obter bem-estar enquanto dormimos, é uma das possibilidades para neutralizar facilmente o clima exterior.

Porém, é aconselhável ajustar a necessidade de seu uso. Pois o excesso de calor pode ser mais prejudicial que benéfico para obter uma boa noite de sono. Mesmo assim, se for considerado essencial, a melhor opção é optar pela utilização de aparelhos com termostatos programáveis.

A vantagem destes é que pode escolher entre os modelos manual ou digital para ligar ou desligar de acordo com as suas necessidades. Desta forma, garantimos uma temperatura constante e adequada que evita o aumento do nível de calor do quarto.

E, dependendo da zona em que vivemos, as noites podem tornar-se mais ou menos suportáveis. Por exemplo, em zonas do interior, o contraste térmico do dia para a noite é bastante pronunciado. Neste caso, é aconselhável que o quarto mantenha a temperatura ideal para poder adormecer e manter o sono.

Porém, em zonas mais quentes, podemos dispensar o seu uso, a não ser que em certas ocasiões seja necessário usá-lo esporadicamente. A nossa sugestão: deixe-o a funcionar à tarde e desligue no momento de ir dormir. É uma forma de garantir que mantém o conforto necessário para dormir tranquilamente.

Desvantagens do aquecimento para o nosso descanso

Devemos ter em conta que dormir com aquecimento no inverno, quando não é essencial, pode levar a uma série de problemas que podem afetar muito o nosso descanso. Portanto, interromper continuamente o sono enquanto dormimos devido ao calor excessivo não traz os benefícios de saúde recomendados.

O principal problema do seu uso é que seca o ambiente, pois absorve a humidade. Assim, aumenta a possibilidade de sofrer de suores noturnos incómodos e pode até favorecer o aumento da formação de bactérias.

Da mesma forma, a transpiração excessiva, além de ser prejudicial ao nosso organismo, leva à redução da vida útil do colchão em consequência da humidade que o corpo liberta em virtude da temperatura acima do normal.

Por outro lado, deixar o aquecimento ligado durante a noite supõe um gasto considerável de energia. Assim, a conta de luz ou gás, dependendo do caso, pode causar surpresas inesperadas para o nosso bolso.

Portanto, é conveniente avaliar em que medida se pode tornar numa vantagem ou numa desvantagem. Em qualquer caso, a decisão de usar o aquecimento, seja pontual ou regular, dependerá do seu gosto e do benefício para o seu conforto.

A nossa sugestão

Se não é a favor deste tipo de solução para as noites mais frescas, a nossa sugestão é que utilize os práticos edredões. A respirabilidade que oferecem permite que mantenha o calor necessário durante toda a noite.

Além disso, a sua leveza oferece liberdade de movimento para mudar de posição sem despertares incómodos. Para o completar, pode escolher qualquer um dos nossos conjuntos de capas de edredão para o proteger da sujidade e manter o seu magnífico desempenho por muito mais tempo.

Não hesite e visite a Maxcolchon. A grande variedade de modelos do nosso catálogo permitem que possa escolher facilmente como passar o inverno frio da melhor forma. Abrigue-se e desfrute de um descanso acolhedor!