É bom beber chá para dormir?

Mai 24, 2019 | CONSELHOS, DIETA

O sono é uma necessidade do nosso organismo que, infelizmente, nem sempre pode ser alcançada de forma natural. A insónia geralmente aparece quando você menos espera e afeta pessoas de todas as idades. Enfrentar a insónia com medicamentos ou remédios naturais pode ser uma solução muito interessante. Não há dúvida de que as infusões ou chás acompanham-nos há séculos.

Os chás são feitos a partir da chamada planta do chá, camellia sinensis. No entanto, as infusões são compostas por plantas como a camomila, a lima, a lavanda ou mesmo raízes como o gengibre.

A principal diferença na sua composição é que o chá contém teína, um estimulante para o nosso corpo. As infusões não têm este componente e têm outras características como ser relaxante ou anti-inflamatório.

Devia tomar chá antes de ir para a cama?

Tomar uma infusão antes de ir dormir pode ser benéfico para relaxar a mente e dormir facilmente. No entanto, os chás não são válidos, pois podem causar o efeito oposto devido ao seu teor de teína.

O chá como bebida tem vantagens e desvantagens, mas o mais importante é saber qual a bebida que ajuda o seu descanso. Primeiro de tudo, esqueça sobre chás como o chá vermelho ou chá verde, como eles têm um teor mais elevado de teína. Em contraste, existem outras bebidas como infusões de tília ou valeriana que ajudam a dormir.

Portanto, à pergunta que dá nome a este cargo, a resposta é negativa. Não é bom beber chá para dormir. Então você deve escolher outra infusão se o objetivo é relaxar para dormir.

Como comentamos, não recomendamos chá para o teína, mas infusões. As infusões mais recomendadas para um melhor sono têm em comum propriedades relaxantes, anti-stress, tranquilizantes ou indutores do sono. Uma das infusões mais conhecidas é a flor de limão, ideal para as pessoas mais nervosas, que chegam à noite com um importante estado de stress que as impede de relaxar e adormecer.

É também amplamente utilizado maracujá que, tomando alguns minutos antes de dormir, tem demonstrado ter bons efeitos. A pasiflora é muito poderosa para relaxar a mente e afastar todos os tipos de pensamentos que nos podem deixar desconfortáveis. Outro clássico para relaxar e adormecer é o chá de camomila, também muito benéfico para problemas digestivos.

As infusões induzem correctamente o sono devido às suas propriedades relaxantes, anti-stress e calmantes, que ajudam a dormir correctamente

Um dos tipos mais inovadores de comprimidos para dormir é o gengibre, que se tornou muito popular. Seus efeitos relaxantes são muito poderosos e ajudam mesmo nos casos em que adormecer é uma missão impossível.

Sem esquecer o que é talvez o tipo mais utilizado para poder dormir: a infusão de valeriana. A valeriana induz o sono naturalmente, pois inibe os neurónios cuja função é manter o estado de vigília. Tomar uma infusão de valeriana antes de ir dormir é realmente eficaz.

Como você pode ver, existem diferentes tipos de chás e infusões. Cada um deles tem benefícios específicos, nem sempre úteis para adormecer. Combater a insónia com uma bebida natural é a forma mais saudável e barata de voltar a dormir o tempo necessário a cada noite.