É aconselhável dormir com tampão?

Fev 25, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Cada pessoa é um mundo e cada ciclo menstrual é outro mundo. Felizmente, são muitas as opções disponíveis quando se trata do nosso período menstrual. No entanto, também existem muitas dúvidas que podem surgir a este respeito.

Uma das dúvidas mais comuns neste sentido é se é ou não aconselhável dormir com tampão. Em caso afirmativo, por quanto tempo máximo é recomendado usá-lo? Pode surgir algum problema durante a noite se o usarmos?

O uso de tampões: mitos e teorias

Hoje em dia são muitas as opções disponíveis para nós quando se trata de nossa higiene menstrual. Dos clássicos pensos higiénicos aos copos menstruais, os tampões são apenas uma das opções a considerar ao lidar com o nosso período menstrual.

São especialmente úteis ao nível da higiene feminina, pois permitem-nos realizar todo o tipo de actividades quase sem o notar, como o banho na praia ou na piscina e até a prática de desportos. No entanto, nem tudo é tão claro à volta do uso deste produto.

Especificamente, existem vários mitos e dúvidas à volta deste produto. Entre eles, um dos mais comuns é saber se é aconselhável ou não dormir com tampão.

É seguro dormir com tampão?

A resposta é sim, é seguro dormir com o tampão. No entanto, o número de horas que o tampão permanece no seu corpo não deve exceder as oito. Isto também depende da quantidade de fluxo menstrual que você tem.

De qualquer forma, se dorme com tampão, é melhor colocar um novo antes de ir dormir e trocá-lo, no máximo, oito horas depois. Na verdade, os fabricantes recomendam trocá-lo a cada 4-8 horas, então se o seu fluxo for maior, talvez deva levantar-se para o trocar durante a noite ou seja melhor usar outro produto para dormir: um penso higiénico, uma toalha ou o copo menstrual podem, neste sentido, ser melhores opções.

E, embora não seja um problema excessivamente comum, devido ao uso do tampão por muitas horas, podem surgir alguns problemas como a Síndrome do Choque Tóxico.

A Síndrome do Choque Tóxico

A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara causada pela liberação de uma bactéria conhecida pelo nome de Staphylococcus aereus, embora também possa ser causada por outras bactérias, como a Clostridium sordelli ou a Streptococcus.

Normalmente, estes tipos de bactérias coexistem na flora vaginal. No entanto, às vezes uma alteração pode levá-los a produzir toxinas que levam a esta síndrome. Em particular, quando o tampão usado tem uma capacidade de absorção maior do que a necessária, pode aumentar a secura vaginal, o que torna mais fácil para as bactérias chegarem à corrente sanguínea.

Claro, esta síndrome não é tão comum e, hoje em dia, a sua incidência é rara. Atualmente, os fabricantes deixaram de adicionar certos ingredientes no fabrico de tampões para aumentar a capacidade de absorção, o que diminui as probabilidades das bactérias atacarem a flora vaginal.

Conselhos para fazer um bom uso do tampão

Para evitar a Síndrome do Choque Tóxico ou outros problemas que podem surgir com o uso de tampões, recomendamos:

  • Escolher a correta absorção do seu tampão: Utilize tampões pequenos se o seu fluxo é ligeiro. Não utilize um tampão de alta absorção a não ser que o seu fluxo seja muito abundante, pois assim, há maior probabilidades de desenvolver esta síndrome com esses tampões.
  • Mude o seu tampão frequentemente, a cada 4-8 horas ou menos tempos se for necessário.
  • Lave as mãos antes de inserir e retirar o tampão.
  • Alterne o uso de tampões com outros produtos de higiene menstrual.

Como pode ver, dormir com o tampão não porque ser um problema se temos cuidado e seguimos estes conselhos. Acima de tudo, recorde-se de não deixar o mesmo tampão muito tempo, e alternar com outros produtos de higiene menstrual para que nada interfira no seu descanso!