Dormir sem almofada

Fev 17, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Ao longo da história o conceito de almofada tem evoluído. As suas origens remontam a mais de 9.000 anos, especificamente na Mesopotâmia e no antigo Egipto. O fato é que este elemento do equipamento de descanso já apareceu nos túmulos dos antigos faraós.

Parece que o uso de almofadas tem estado presente em praticamente todas as sociedades. Por sua vez, as dinastias chinesas começaram a utilizar almofadas tradicionais feitas de materiais como madeira, porcelana, bronze ou bambu e cuidadosamente decoradas com motivos de animais, plantas ou pessoas. Ao mesmo tempo, as classes mais ricas da Grécia e Roma antigas estavam renovando o uso da almofada através de materiais como palha e penas, buscando assim um maior grau de conforto.

Embora hoje as almofadas tenham evoluído e possam ser encontradas em uma variedade de materiais e modelos, ainda há quem opte por dormir sem almofada. Esta escolha pessoal depende em grande parte dos gostos de cada um no resto. No entanto, esta decisão pode trazer uma série de benefícios.

Dormir sem almofada, ou usando uma mais fina, pode ajudá-lo a adquirir uma postura mais natural da coluna vertebral, desde que durma de costas (o que não é recomendado em todos os casos). Se dormirmos de lado, não usar uma almofada pode causar dor e lesões na articulação do pescoço. Quando você dorme de lado, o peso da sua cabeça tende a procurar apoio e o seu pescoço assume uma posição abrupta e inadequada.

Há aqueles que defendem que dormir sem almofada produz uma melhoria no descanso e que conseguem dormir melhor sem ela. Em resumo, tudo isso dependerá da posição que você adotar ao dormir, pois existem certas posições nas quais pode ser mais confortável passar sem ela. No entanto, se não consegue dormir bem com uma almofada e está a considerar não a usar, é muito provável que isso se deva à escolha da almofada errada.

Ao escolher uma almofada, é melhor experimentá-la antes de comprá-la. Assim como não faria sentido comprar sapatos sem antes os ter experimentado e saber se se encaixam na fisionomia do nosso pé, o mesmo deveria ser feito com almofadas.

Alguns até defendem o benefício de dormir sem almofada relacionado com o aparecimento de mais rugas no rosto. Isto pode ser devido ao facto de o rosto não ser pressionado contra a almofada todas as noites, no caso de dormir de barriga para baixo.

Em suma, uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas tentam dormir sem almofada é porque sofrem de desconforto e dor no pescoço ou no colo do útero. Aqueles que se sentem mais aliviados com a remoção da almofada obviamente repetem. Mais uma vez, é uma questão de escolher a espessura e firmeza certas na nossa almofada, dada a postura em que dormimos.

É por isso que escolher a almofada ideal para cada um de nós não é uma decisão que devemos deixar ao acaso, pois contribuirá muito para a qualidade do nosso descanso diário. Além disso, se sofrermos algum tipo de problema nas costas ou no pescoço, uma boa almofada pode ajudar-nos.

Almofada cervical

Para aliviar a dor no pescoço que pode ocorrer devido a maus hábitos posturais durante a noite, o melhor que podemos fazer é adquirir uma almofada para o pescoço para melhorar o nosso descanso e saúde cervical.

Uma almofada cervical é caracterizada pela sua curvatura na parte central. Tem uma diferença aproximada de 2,5 centímetros de nível entre a parte superior e a inferior. É criado de uma forma ergonómica para se adaptar ao pescoço e prevenir desconforto. Esta curvatura pretende evitar posturas forçadas para que as cervicais tenham um repouso adequado. Outra característica importante de uma almofada de pescoço é a sua composição viscoelástica, que se adapta à forma do pescoço com precisão, eliminando a pressão e fazendo-o esquecer as queixas cervicais.

Cuidar de nós mesmos da cabeça aos pés é necessário para a nossa vida diária. Escolher a almofada certa para cuidar do pescoço pode ser um primeiro passo para ter uma boa noite de descanso e enfrentar o dia com bons espíritos. Se você quer comprar uma, mas não tem certeza de qual é a melhor para você, recomendamos que vá a uma de nossas lojas e experimente aquela que melhor se adapta à sua cabeça e pescoço.