Dormir no outono – rotinas para melhorar o seu descanso!

Nov 3, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO | 0 comments

A mudança de estação traz consigo alterações nas temperaturas, e uma mudança da hora. Estes dois fatores isolados já são capazes de interferir com o nosso sono, e juntos podem fazer com que as insónias se instalem, e tomem conta do nosso descanso.

É por isso que pode ser necessário adotar certos hábitos de sono, que nos ajudem a melhorar o nosso descanso no dia a dia. Ainda que possa ser complicado adotar estas rotinas, o certo é que podem marcar um antes, e um depois. Em seguida, deixamos-lhe algumas dicas, para que possa melhorar o seu descanso no outono.

Preste atenção aos seus hábitos, e aos seus horários

Os nossos horários e costumes diários estão muito relacionados com o nosso descanso. Por outro lado, conseguir adaptar-se a manter uma rotina diária pode, por sua vez, ser um excelente incentivo para estabelecer uma rotina de sono apropriada.  

Por exemplo, jantar todos os dias à mesma hora, pelo menos duas horas antes de ir dormir, e com uma quantidade equilibrada de alimento, pode ser uma grande ajuda, para criar uma rotina de sono saudável nestes meses.

Também é fundamental que tente adormecer sempre à mesma hora. Deitar-se e levantar-se todos os dias no mesmo horário, pode fazer a diferença entre uma boa e uma má rotina de sono, sendo que a constância neste sentido irá reforçar o ciclo sono-vigília do organismo, tal como indica a Clínica Mayo.

Os profissionais também recomendam bastante a incorporação da atividade física na nossa rotina diária. Esta prática irá ajudar-nos a dormir melhor, sempre e quando não a realizemos imediatamente antes de ir dormir.

Além do que já referimos, existem alguns hábitos que são recomendáveis evitar, para conseguir uma rotina de sono saudável. Em especial, o consumo de cafeína, álcool ou tabaco não são nada aconselháveis, pois poderão impedir que possamos descansar adequadamente.

rotinas para melhorar o seu descanso

Esqueça os écrans antes de se deitar, e crie um ambiente relaxado

A luz que emitem os écrans pode fazer com que tenhamos mais dificuldades para adormecer. Por isso, evitar o uso dos écrans durante as horas prévias a dormir pode ajudar-nos largamente, para conseguir levar uma rotina de sono saudável neste próximo outono.

Além do mais, se a luz exterior o incomoda, e costuma acordá-lo, o melhor é que considere a opção de utilizar persianas ou, se não for possível, utilize cortinas suficientemente escuras, e que bloqueiem a entrada de luz no quarto.

Outros elementos que também poderiam ser úteis são tampões para os ouvidos, um ventilador, ou um ar condicionado: deve analisar e ter em consideração tudo aquilo de que possa precisar, para estar cómodo e relaxado durante a noite.

Também pode ser útil tomar um duche de água morna antes de se deitar, ou até tomar um pequeno banho de imersão (se tiver uma banheira). Utilizar alguma outra técnica de relaxamento também é recomendável, para todas essas pessoas que têm dificuldades em estabelecer e manter uma rotina apropriada de sono.

Limite as sestas durante o dia, para dormir bem no outono

Algo que não é aconselhável, para conseguir estabelecer uma rotina de sono saudável, são as sestas longas durante o dia. Se opta por dormir uma sesta, é vital que esta não ultrapasse os 30 minutos (a não ser que tenha um horário noturno no trabalho).

Respiração diafragmática

O diafragma é um dos músculos centrais na respiração. Este está localizado por baixo dos pulmões, e também está ligado ao abdómen. Assim, este tipo de respiração aparece quando conseguimos encher os pulmões desde a sua zona mais baixa (o que seria a zona das costelas).

Em estados de ansiedade, acontece o oposto: respiramos com a zona alta dos pulmões (a zona do peito), o que provoca uma respiração acelerada e superficial. Se invertermos a forma de o fazer, e respirarmos utilizando a zona mais baixa, iremos conseguir relaxar mais rapidamente na hora de ir dormir.

Dispor de um bom conjunto de descanso

A melhor rotina é, sem dúvida, poder ir para a cama com prazer. Para isso, torna-se fundamental contar com um bom conjunto de descanso, especialmente fabricado para nós. Neste sentido, tanto o colchão, como a base do colchão, juntamente com a almofada, são elementos chave para um ótimo descanso.

Quer seja muito calorento, desportista de elite, alérgico… na Maxcolchon, temos um colchão feito especialmente para si. Dê uma olhada ao nosso catálogo, e não hesite em consultar-nos, se tiver algum tipo de dúvida. O seu descanso é o mais importante!