Dormir com uma perna para fora melhora o descanso?

Nov 9, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO

Quem nunca tinha visto a necessidade de dormir com uma perna fora dos têxteis da cama? Curiosamente, a vontade de tirar as pernas do edredão, longe de ser uma simples mania, está intimamente relacionada com os mecanismos naturais que promovem um sono tranquilo.

A importância da temperatura no nosso descanso

Poucas pessoas sabem a verdadeira importância da temperatura no nosso local de descanso. Nosso corpo é uma máquina complexa e sofisticada que gosta de ter tudo sob controle, e enquanto dormimos, ele continua a acampar à vontade.

Quando vamos para a cama, acontecem mecanismos que funcionam para regular nossa própria temperatura, que desce durante o descanso noturno. A termorregulação corporal contribui ativamente para um descanso profundo e agradável, mitigando as mudanças de temperatura e mantendo o calor constante em nosso corpo.

Um conforto térmico deficiente altera e interrompe as fases naturais do sono causando despertares noturnos que prejudicam, em maior ou menor grau, o nosso bem-estar físico e emocional.

Porque é que as nossas pernas querem dormir fora do cobertor?

O Science of Us Sleep Institute tem uma explicação: seus estudos mostraram que existe uma forte relação entre altas temperaturas e alerta, atenção, memória e tempo de reação nas pessoas. Pelo contrário, as baixas temperaturas fazem-nos sentir sonolentos, e é por isso que a temperatura do corpo diminui naturalmente antes de adormecer.

Acredita-se que o cérebro e o corpo reagem envolvendo os pés, que têm estruturas vasculares especializadas que ajudam a regular a perda de calor. Especificamente, os vasos sanguíneos da anastomose arteriovenosa são projetados para diminuir o calor corporal.

Numa tentativa de acelerar este processo natural, ter as pernas por fora dos lençóis promove uma queda na temperatura que induz o sono profundo, por isso faz muito sentido tirar os pés para descansar.

Têxteis que ajudam a regular a temperatura enquanto dormimos

Há têxteis que ajudam a regular a temperatura corporal. A utilização de lençóis respiráveis, cobertores, colchas e edredões evitará que as nossas pernas durmam no exterior, uma vez que o calor não se acumula no interior da cama.

Nórdicos respiráveis

Embora o ato de puxar para fora a perna pode acontecer independentemente da época do ano, é mais comum para o calor para acumular sob a cama de inverno. Os edredões de fibra tornam a transpiração do calor muito difícil, por isso a melhor opção é usar edredões de penas que proporcionam níveis óptimos de calor corporal enquanto arejam. Estes edredões favorecem a termorregulação e permitem a refrigeração que o nosso corpo necessita para um descanso profundo e reparador.

 

Colchões respiráveis e termorreguladores

O colchão que você usa também desempenha um papel importante na temperatura do seu corpo. Os colchões respiráveis previnem a transpiração e permitem que a temperatura do seu corpo permaneça nos níveis ideais durante o sono. Os seus tecidos são projetados especificamente para evacuar o calor e aumentar o fluxo de ar, proporcionando a frescura que seu corpo precisa.

Em Maxcolchon dispomos de colchões fabricados com tecnologia e tratamentos avançados como Dry-Feel, Ice-Feel e Eco-Fresche.

Roupa de cama respirável

O uso de protetores de colchão, bem como lençóis respiráveis e capas de edredão, também o ajudarão a dormir sem interrupções à noite devido à temperatura.

As capas dos colchões devem trazer frescura ao seu descanso, além de serem impermeáveis. Utilize apenas os protectores de colchão que absorvem humidade e permitem a regulação correcta do calor do seu corpo. Além disso, os conjuntos de roupa de cama e as capas de edredão devem proporcionar conforto e frescura ao seu descanso.

Dormir com uma perna de fora será desnecessário se você usar materiais e equipamentos de descanso que transpiram e não retêm humidade. Vista o seu melhor colchão com roupas respiráveis e sinta-se livre para dormir a noite toda!