Dormir com máscara de olhos, é bom ou mau?

Nov 7, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

É dessas pessoas que tem dificuldades em manter o sono, especialmente pela manhã, devido aos pequenos raios de luz que entram pela janela? Se a resposta é sim, é provável que no seu descanso utilize uma máscara de olhos. Mas, dormir com máscara é bom ou mau?

O certo é que, há alguns anos, não eram muitos os que pensavam até que ponto o uso deste objeto podia ser útil. No entanto, recentemente este objeto foi ganhando adeptos, e cada vez são mais as pessoas que se juntam a esta equipa, deste costume de dormir com os olhos tapados.

E não é algo casual: o certo é que dormir com máscara é algo que pode trazer benefícios ao nosso descanso. Mas, são só benefícios? Depende do tipo de máscara? Explicamos tudo, em seguida.

Dormir com máscara: prós e contras

 Dormir com máscara pode ter, tanto benefícios, como inconvenientes. O certo é que o tipo de máscara tem algo que ver com isso.

Benefícios de dormir com máscara de olhos

Dormir com máscara pode ser benéfico em vários sentidos. É por isso que, hoje em dia, se oferecem até grátis em voos de longas distâncias, para poder dormir placidamente. Mas, quais são os benefícios deste complemento ao nosso descanso?

Ajuda a relaxar

Uma máscara de olhos pode servir de ajuda para manter as pálpebras fechadas. Quando a colocamos, esta obriga-nos a fechar os olhos, e faz com que os abrir resulte mais difícil. Desta maneira, bloqueia-se qualquer tipo de estímulo visual que possa chegar até nós, e perturbar o nosso descanso.

Tapa a luz que nos possa alcançar

Principalmente, o uso da máscara é importante para poder evitar que a luz nos alcance enquanto dormimos. Especialmente para todas aquelas pessoas mais sensíveis aos raios de luz que possam entrar no quarto, a máscara pode ser a melhor solução. E é que, ainda que há quem possa evitá-la e continuar a dormir, o certo é que quando os olhos recebem os sinais da luz, têm tendência a mandar um sinal ao cérebro para nos despertar. Neste caso, a máscara permite bloquear a luz que possa entrar no dormitório, o que resulta especialmente útil quando se trabalha de noite e se dorme de dia, ou quando não dispomos de persianas em casa, que possam esconder a luz devidamente.

Pode ajudar a reduzir as olheiras e os papos

Dormir com máscara pode servir de ajuda para melhorar a circulação na zona dos olhos, o que, por sua vez, poderia evitar ou reduzir o aparecimento de olheiras e papos. Em concreto, existem algumas máscaras com recheio de gel, que são perfeitas para todas essas pessoas que se levantam com os olhos inchados, o que costuma ser consequência de ter a zona congestionada. 

Ajuda a regular a melatonina

A melatonina é a hormona principalmente implicada na regulação da oscilação entre o sono e a vigília. Dado que a luz é o principal fator que regula a secreção de melatonina, tal como indicam investigações como a publicada na revista Neurologia, parece que a máscara de olhos poderia servir de auxílio para poder manter a sua secreção durante a noite, quando é mais necessária para dormir.

Dormir com máscara de olhos, é bom ou mau?

Inconvenientes da máscara de olhos

A máscara de olhos também pode ser algo negativo no nosso descanso. Estes são alguns dos possíveis inconvenientes que pode apresentar utilizar este complemento na hora de dormir:

Pode ser incómodo no início

Ainda que muitas máscaras estejam especialmente fabricadas para resultar o mais cómodas possível, o certo é que acostumar-se a utilizar este complemento requer um período de adaptação, que nem todas as pessoas são capazes de superar. É que, por muito cómoda que seja, falamos de dormir com algo na nossa cara, o que pode ser algo estranho.

 Influi o tipo de máscara?

Outro aspeto a ter em conta antes de nos lançarmos a esta prática de dormir com máscara é que pode ser possível que não sirva qualquer uma. Há vários tipos de máscaras, que podem fazer a diferença, para obter um descanso reparador ou não.

Tipos de máscaras de olhos que existem

No mercado, podemos encontrar diferentes tipos de máscaras, segundo o material com o qual estão fabricadas. Algumas delas resultam mais cómodas do que outras, mas também há que ter em conta o preço de cada uma.

  • Máscara tradicional: trata-se da típica máscara, fabricada normalmente em algodão, ou algodão com algum outro material. Estas permitem, normalmente, tapar toda a luz, permitindo que nos relaxemos mais facilmente.
  • Máscara com enchimento de gel: este tipo de máscara inclui um recheio de gel, que permite reduzir a inflamação na zona dos olhos. Isto, por sua vez, pode resultar como uma grande ajuda para diminuir as enxaquecas, e as olheiras. Podem ser algo mais pesadas do que as de algodão, sobretudo para aquelas pessoas que têm tendência a dormir de barriga para cima.
  • Máscara de seda: resulta um tipo de máscara muito suave, que mantém a pele nas melhores condições. Além do mais, é um material hipoalergénico, o que acaba por ser uma grande opção, sobretudo para essas pessoas que sofrem de alergias.

E você, já experimentou alguma vez dormir com máscara nos olhos? Como vê, esta prática tem os seus prós, e os seus contras. Em qualquer caso, lembre-se que, para descansar adequadamente, é estritamente necessário contar com um bom colchão, Isso, em primeiro lugar!