Dormir com frio

Jan 28, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Especialmente no inverno, ficar quente na cama pode ser difícil se não tivermos a roupa de cama certa. Para poder suportar as baixas temperaturas durante o repouso nos meses mais frios, o primeiro passo deve ser aclimatar adequadamente o quarto e a cama. Em primeiro lugar, é importante manter uma temperatura ambiente no quarto entre 15 e 19 graus. Isto provavelmente vai ajudar-nos a levantar de manhã e activar o nosso corpo mais rapidamente. Por outro lado, uma temperatura ambiente acima de 21 graus pode resultar em estar quente durante o sono, e pode até afectar os nossos níveis hormonais.

Também não é recomendado manter a temperatura ambiente abaixo dos 12 graus, pois dormir ao frio pode fazer com que seu corpo reaja com tremores ou mesmo com resfriados. Dormir ao frio pode tornar muito difícil conciliar o sono e mantê-lo durante a noite.

Por outro lado, um fator importante para combater o frio e ter uma melhor noite de sono pode ser escolher a roupa de cama certa para usar. Todos estes factores adicionados ao uso de um bom pijama de Inverno podem ajudar a temperatura do nosso corpo a ser a correcta para não apanharmos frio à noite.

Edredons nórdicos contra o frio

Escolher um bom enchimento / edredom nórdico que se adapte às nossas necessidades pode tornar-se o nosso melhor aliado na luta contra o frio. É importante ter em conta diferentes aspectos na sua escolha: a sua qualidade, o enchimento e o peso são factores a que teremos de prestar atenção.

Quanto maior for o peso indicado no edredão, maior será a sua capacidade isolante contra o frio. Outro factor importante para reter o calor é a qualidade dos materiais. Por exemplo, os edredões naturais ou os recheios para baixo têm frequentemente uma capacidade de isolamento superior a outras opções derivadas das fibras sintéticas.

Os enchimentos de edredões sintéticos são feitos de fibras que simulam o poder isolante das penas, embora agora tenham sido desenvolvidas fibras sintéticas de muito boa qualidade com alto poder isolante. Por outro lado, os edredões naturais são enchidos com penas naturais que garantem um melhor isolamento.

O tipo de pena também influencia a qualidade de um enchimento nórdico e, portanto, sua capacidade de isolar contra o frio. O enchimento de um edredão com penas de pato ou ganso será de maior qualidade e nos protegerá melhor do frio. Além disso, o seu desempenho será maior, assim como a sua vida útil será mais longa.

Roupa de cama contra o frio

A roupa de cama que usamos diariamente no quarto também desempenha um papel importante contra o frio. Os tecidos dos elementos de cama que usamos influenciam a temperatura e a respirabilidade do nosso corpo enquanto dormimos.

O algodão é o elemento mais utilizado e recomendado para a composição da roupa de cama porque as suas propriedades e características são benéficas para o descanso. Este tecido destaca-se pela sua grande suavidade e respirabilidade, reduz a retenção de calor e ao mesmo tempo tem uma grande capacidade isolante para nos manter quentes nas noites de Inverno. Além disso, o algodão é um tecido fácil de lavar e durável.

Atualmente, são utilizadas diferentes composições de algodão misturado com fibras sintéticas. Em Maxcolchon pode encontrar roupa de cama 100% algodão e roupa de cama feita de algodão e fibras sintéticas.

Você é um daqueles que fica com frio à noite? Depois pode experimentar uma infusão quente antes de dormir ou mesmo tomar um banho quente para relaxar e aumentar a temperatura do seu corpo nas noites mais frias de Inverno.