Dormir bem reforça o seu sistema imunitário

Ago 7, 2020 | CONSELHOS, DESCANSO, SAÚDE

Dormir é imprescindível para a vida, isso é algo que todos sabemos. Também é conhecido que para funcionar como é devido, o nosso corpo deveria dormir uma média de oito horas cada noite. Obviamente que, este descanso além de suficiente também há de se reparador. Dizem mesmo que a qualidade do sono seja suficiente, o tempo de descanso necessário poderá variar de pessoa em pessoa.

O que está claro é que, para funcionar com normalidade, necessitamos dormir bem, seja como seja. Desta maneira, tanto  a nossa saúde física como a nossa saúde mental pode vir a ser beneficiada. Em concreto, a comunidade científica conseguiu descobrir os benefícios que existem ao dormir bem para o sistema imunitário.

A doutora Verena Senn, neurobióloga e especialista em sono, corrobora a importância que tem um bom descanso para o bom funcionamento do sistema imunitário. De acordo com a especialista, “se descansamos pouco ou de forma irregular, podemos confirmar que somos muito más suscetíveis às doenças e às infeções”.

Como dormir pouco pode afetar o sistema imunitário?

Tal como dormir bem fortalece as células do nosso sistema imunitário, dormir mal pode afetar negativamente a nossa saúde em geral, e em concreto ao nosso sistema imunitário.

Segundo uma investigação publicada na revista Sleep, a privatização do sono faz com que o sistema imunitário entre em ação. Neste estudo, científicos do Reino Unido e dos Países Baixos colaboraram para comparar a contagem de glóbulos brancos de 15 homens jovens e saudáveis em condições graves de privatização de sono e em condições normais. Assim observaram que os glóbulos brancos, conhecidos como granulócitos, mostravam uma perdida do ritmo dia à noite.

Então, analisaram-se os glóbulos brancos com um horário rigoroso de oito horas de sono diárias durante uma semana. Depois disso, os participantes foram expostos a 15 minutos de luz ao ar livre, (durante os primeiros 90 minutos que estavam despertos), e foi-lhes proibido tomar álcool, cafeína ou medicamentos durante os últimos três dias. Posteriormente, os granulócitos reagiram imediatamente ao ‘stress’ físico devido à privatização do sono.

 Assim que, tal como ocorre com o ‘stress’, parece que a privatização do sono afeta as condições normais do sistema imunitário. Enquanto que descansar como é devido, o fortalece. De qualquer maneira, manter bons hábitos de sono parece ser o mais recomendável.

Problemas que se podem formar por não dormir bem

São muitos os efeitos negativos que podem derivar de um mau descanso. Entre eles, podemos encontrar:

  • Dores nas costas (bastante comuns especialmente quando o colchão é de má qualidade ou perdeu os seus benefícios).
  • Problemas de saúde mental (como a ansiedade ou a depressão, que são frequentes hoje em dia).
  • Aumento de apetite (em concreto, a libertação de grelina, uma das hormonas relacionadas com o apetite).
  • Problemas cognitivos (como alterações nos processos de armazenamento de memória).
  • Problemas cardiovasculares.

Alguns conselhos para dormir melhor

Como pode ver, dormir é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunitário. Mas é claro que não é assim tão simples para todos nós poder dormir oito horas diárias, devido ao ritmo de vida que levamos.

Por isso pode ser que lhe venha em conta alguns conselhos para tentar conciliar o sono e dormir pelo menos entre 7 a 8 horas cada noite. Estes são:

  • Dormir cada dia à mesma hora. Manter uma rotina de sono estável pode ajudar em grande medida a dormir às horas estabelecidas.
  • Evitar o café, a nicotina e o álcool especialmente pela tarde e pela noite.
  • Praticar exercício com regularidade (exceto pela noite, preferencialmente).
  • Tratar de criar um bom ambiente à hora de dormir (escuridão, tranquilidade e uma boa temperatura podem ajudar).
  • Evitar a exposição a ecrãs antes de dormir. Estes podem interferir no nosso descanso e impedir que adormeçamos antes.
  • Evitar também grandes jantares.

Além de estes conselhos, é importante manter atualizado o nosso equipamento de descanso para poder dormir bem e assim proteger o nosso sistema imunitário. Em qualquer caso, não se esqueça que descansar é fundamental para o bom funcionamento vital!