Dormir bem no Natal apesar dos excessos

Dez 26, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Em que pensa quando ouve ou lê a palavra Natal? Em todo o contrário da rotina, do equilíbrio e da higiene do sono com que procuramos impregnar o resto do ano. Por todas essas razões, um bom sono de Natal é complicado em proporção ao abuso alimentar que cometemos.

Dicas, hábitos e práticas que o ajudarão a descansar melhor durante o Natal

Como um ciclo vicioso do qual nem queremos saber escapar, transformamos o período de 15 de dezembro a 7 de janeiro num aglomerado de jantares, almoços, reuniões, celebrações e encontros a que chamamos Natal. Um pouco ao contrário do seu verdadeiro espírito, esquecemos certos valores e deixamo-nos levar por uma alegria transbordante mas muito lógica. Como consequência, acordamos com vários quilos extra e olheiras difíceis de esconder. Porque não apenas comemos mal mas pior, o nosso descanso também foi prejudicado.

Mas não apenas a má alimentação e o consumo de álcool afetam a nossa higiene do sono. O stress, os constantes planos, as mudanças (um dia dorme na casa dos seus tios e no outro dia na dos seus sogros) e o nervosismo tão típico destas datas também acabam afetando o nosso descanso. Para remediar e amenizar o efeito desses fatores, nada melhor do que seguir as seguintes dicas associadas ao Natal:

Divida de forma equitativa o seu tempo e tarefas entre a sua família e amigos.

Ou seja, não é justo que uma só pessoa leve as compras de Natal ou a organização de todos os almoços e jantares. Quem assume a responsabilidade por tudo inevitavelmente dormirá pior à noite.

– Não associe estas datas às responsabilidades mencionadas acima. Ou seja, você também merece um tempo para si e para o seu lazer. Aproveite o Natal e aproveite para descansar.

– Evite o consumo excessivo de álcool. Desfrute com um par de copos de espumante e regue as suas refeições com um bom vinho.

– O mesmo vale para a compulsão alimentar. É melhor espaçá-los e não abusar, certo? Também entendemos como é difícil evitá-los e manter a compostura, mas cometer o último excesso da véspera de Natal às 2 da manhã e ir dormir em seguida não é o melhor para o seu descanso.

E é claro que todas as dicas para dormir melhor no Natal têm a ver apenas com o Natal, nada melhor que relembrar os seguintes hábitos saudáveis ​​que valem para o resto do ano:

– Mantenha uma programação regular na qual sempre vai para a cama e se levanta à mesma hora (algo que facilmente esquecemos nestas datas). Ficamos acordados até tarde e não há ninguém para nos acordar no dia seguinte.

– Os hábitos alimentares e isso da alimentação saudável e equilibrada também são válidos para os períodos de 26 a 30 de dezembro e de 2 a 4 de janeiro. Como dizemos, os dias festivos afinal não são tantos e tendemos a prolongar o Natal e as refeições fartas. Portanto, não se esqueça dos vegetais, vegetais e frutas nestas datas. Eles nunca o fariam!

– Não há leis municipais que proíbam o desporto e exercício físico durante os meses de dezembro e janeiro. Vamos! Saia para correr ou aproveite aquela bicicleta que o seu familiar lhe ofereceu para aliviar a tensão e exercitar o corpo. À noite vai agradecer por ter um sono reparador.

– Embora a maioria das celebrações natalícias ocorram em reuniões noturnas em casa, o resto do dia também existe. Saia durante o dia, aproveite as horas de sol, caminhe e faça com que os seus níveis de melatonina subam para o ajudar a dormir à noite.