Dormir bem ajuda a prevenir doenças

Ago 11, 2020 | CONSELHOS, DESCANSO, PROBLEMAS FÍSICOS, SAÚDE

Desfrutar de um bom descanso é vital tanto para a nossa saúde física como mental. É por isso que é tão importante apontar os benefícios do descanso, porque um bom sono pode ser uma garantia de boa saúde.

Algumas pessoas acreditam que o sono não é tão necessário e que podem passar sem as horas mínimas recomendadas de sono. Mas a verdade é que, ao sacrificarmos o tempo do nosso descanso, estamos também a sacrificar a nossa saúde e a nossa energia. Uma boa noite de sono não deve ser negligenciada, e na realidade deve ser uma das nossas prioridades.

Isto é confirmado pelos peritos. Embora seja óbvio que o sono por si só não nos isenta de sofrer de certas doenças, pode ajudar-nos a evitá-las.

O bom descanso reduz a ocorrência de certas doenças

1. Dormir bem pode melhorar a sua memória

Alguma vez, quando se sente mais cansado, tem mais dificuldade em se lembrar das coisas? Talvez isto se deva ao facto de o seu descanso não ser suficiente ou adequado. Para obter um descanso completo, o seu cérebro tem de ser capaz de trabalhar no rearranjo das suas memórias.

 Ainda que possamos pensar que não, o facto é que o cérebro ainda está activo enquanto dormimos. Este tempo de descanso que lhe fornecemos serve para “descartar” a informação que não lhe serve, “reordenando” o material cognitivo aprendido durante o dia. Se não conseguirmos descansar o suficiente, poderá ocorrer um declínio cognitivo, uma vez que não beneficiaríamos desta “reordenação”..

2. Pode baixar a sua tensão arterial

O cérebro não é o único que beneficia de um bom descanso. Enquanto dormimos, a nossa tensão arterial baixa e não é necessário tanto esforço para bombear o sangue.

Como sabe, uma pressão arterial mais elevada do que a normal aumenta as probabilidades de problemas cardiovasculares. Ao dormir, o nosso corpo permite-se um estado de relaxamento que pode ajudar a baixar a tensão arterial. Portanto, quanto melhor dormirmos, mais controlo temos sobre ela.

3. Ajuda a reduzir o stress

A privação do sono também pode causar um desequilíbrio hormonal. Isto pode envolver o cortisol, a hormona do stress. Se não conseguirmos dormir o suficiente, o nosso corpo pode reagir libertando uma grande quantidade desta hormona, o que pode ter outras consequências para a nossa saúde. A manutenção de uma rotina de sono regular e profundo pode ajudar a evitar o desenvolvimento de stress.

4. Diminui as hipóteses de ter um AVC

De acordo com uma publicação da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, o défice de sono aumentaria as hipóteses de ter um AVC. Assim, aqueles que dormem menos de seis horas têm até 400% mais risco de sofrer um AVC em comparação com aqueles que dormem pelo menos 7 horas.

5. Pode ajudar a manter o seu peso

Embora seja evidente que dormir sozinho não nos fará perder peso, a verdade é que uma boa noite de sono pode ser uma forma segura de controlar o nosso peso. Dormir menos do que o necessário pode aumentar o nosso apetite, bem como aumentar o nosso desejo de comer.

Parece que quando não somos capazes de dormir, as nossas hormonas podem ser perturbadas, levando a um sentimento de fome. Em particular, parece que dormir 6 horas ou menos pode desempenhar um papel na libertação de uma das hormonas relacionadas com o apetite: grelina.

6. Pode ajudar a prevenir a osteoporose

O sono também não nos isentará magicamente de sofrer de osteoporose, mas pode haver uma ligação entre o seu início e a falta de sono.

Isto é confirmado pela investigação realizada pelo Colégio Médico de Wisconsin, que foi realizada com ratos, na qual os cientistas puderam constatar que a densidade mineral e estrutural da massa óssea e da medula espinal foi reduzida nos roedores que sofreram privação do sono. Assim, para evitar a deterioração óssea, pode ser útil desfrutar de uma boa noite de descanso.

7. O sono pode muito bem diminuir o risco de diabetes

A diabetes é outra doença que pode ser desencadeada pelo sono deficiente. Quando isto ocorre e o nosso descanso não é óptimo, pode afectar a forma como o corpo processa a glicose, e se este processo for muito afectado, o início da diabetes é mais provável.

Como já viu, um bom descanso é a chave para manter uma boa saúde, porque uma boa noite de sono ajuda a evitar doenças. O que espera para desfrutar de uma boa noite de sono que garanta a sua saúde?