Domingo: O pior dia para adormecer

Mai 9, 2021 | INFORMAMOS-TE

Os fins de semana costumam ser o momento para desconectar e dedicar nosso tempo livre ao descanso e lazer. É o parêntese que o nosso ritmo de vida precisa depois de vários dias com os problemas que o trabalho, os filhos e o lar acarretam.

Apesar de aproveitarmos ao máximo, quando chega a noite de domingo e temos que dormir, algumas dificuldades podem surgir. Assim, fica comprovado que é o pior dia da semana para adormecer.

Porque o domingo é o pior dia para descansar?

A vantagem de não ter que acordar cedo altera os nossos horários de sono e isso influencia quando termina o fim de semana. Quer saber porquê?

Alterações no relógio biológico

Aos domingos, costumamos levantar-nos mais tarde. Já não estamos pendentes do despertador e geralmente podemos ficar na cama um pouco mais. Nos dias de descanso não mantemos o horário restrito que mantemos durante a semana e isso atrapalha os costumes de todos os dias.

Modificamos a nossa rotina de sono porque, em geral, dormimos mais horas do que o normal. Assim, aos fins de semana geralmente vamos para a cama mais tarde do que o normal. Seja para nos distrairmos com a televisão ou com qualquer outra coisa, muitas vezes fazêmo-lo pelo simples facto de poder ficar acordado até tarde.

A consequência é que no dia seguinte levantamos mais tarde e possivelmente também modificamos os nossos horários de almoço e jantar, alongando-os um pouco mais. Como não temos pressa, até certo ponto deixamo-nos levar sem estar atentos ao relógio, pois temos mais margem para realizar as nossas atividades sem pressa.

Jet lag social

Além disso, o domingo é um dos dias da semana que costuma ser usado para estar com a família e os amigos. Para além do facto de o pós-refeição ser demorado, por vezes descuidamos da alimentação e omitimos dietas saudáveis, pois há sempre algo que celebrar.

No caso de ficar em casa, pode acontecer que, quando estamos relaxados, ficamos sonolentos depois de comer. As sestas de domingo com um filme de fundo são um clássico que se repete em muitos lares, especialmente no inverno, e que em parte afeta negativamente a hora de ir dormir.

Motivos que nos impedem de dormir domingos à noite

Quando o fim de semana está a chegar ao fim, de forma inconsciente vamos recuperando o modo rotina que nos espera no dia seguinte. Na maioria das vezes, é um ato de reflexo do nosso cérebro que nos avisa da necessidade de começar outra semana novamente.

Sem querer, os problemas sem resolver que ficaram estacionados durante o fim de semana são retomados. Começamos a preocupar-nos com as questões pendentes e o que ficou em stand by por alguns dias volta à nossa cabeça.

A ansiedade gerada por querer e não conseguir dormir pode criar pensamentos negativos repentinos por pensar que no dia seguinte não teremos descanso suficiente. Outras vezes, podemos pensar que não aproveitámos ao máximo as horas do fim de semana.

Para evitar estas situações frustrantes, é importante planear as nossas tarefas e prepará-las antes de terminar a semana de trabalho. É uma forma de libertar o fim de semana sem nos preocuparmos em desperdiçar as últimas horas do domingo com questões que nos podem aborrecer antes da hora.

Conselhos para tentar dormir adequadamente domingos à noite

O nosso conselho é que, se tiver dificuldades em adormecer, continue a levantar-se à mesma hora que durante a semana. Também é uma boa ideia encurtar as sestas para no máximo meia hora e, se isso não for possível, tente compensar com algum desporto para se sentir mais cansado à hora de dormir.

Ler tranquilamente antes de ir para a cama, um banho relaxante ou algum exercício respiratório pode ajudá-lo a adormecer de forma natural.