Dicas para evitar a dor de costas na sua cama

Ago 7, 2019 | CONSELHOS, DESCANSO, PROBLEMAS FÍSICOS, SAÚDE

A grande maioria das pessoas vai sofrer de dores nas costas em algum momento de suas vidas. A dor nas costas pode ser um desconforto suportável ou uma dor aguda e apunhalada que dificulta o movimento. Por outro lado, esta dor pode aparecer rapidamente após um movimento brusco, queda, golpe ou ao levantar objectos pesados. No entanto, também pode aparecer espontaneamente e aumentar progressivamente.

Assim, cerca de 80% das pessoas terão dores nas costas em algum momento de suas vidas. Esta dor é crónica em 1 em cada 5 pessoas na zona lombar.

A dor nas costas pode ter muitas causas, desde lesões, passando por espasmos musculares, até problemas articulares. Além disso, existem certos factores que podem agravar esta doença, como a idade. Assim, dependendo do tipo de dor nas costas, as causas desta doença serão uma ou outra. Vamos olhar para eles:

Dor na região lombar das costas

A dor lombar é frequentemente causada por espasmos musculares, lágrimas musculares e ligamentares, ou entorses ou tensões, embora também possa ser causada por dobrar ou levantar objectos pesados ou ter uma postura sentada ou de condução pobre, mesmo durante o sono.

Dores na parte superior ou cervical das costas

A dor cervical, localizada principalmente nos ombros e pescoço, é frequentemente causada por irritação muscular por fraqueza muscular, acidentes ou sobrecarga. No entanto, esta doença também pode ser causada por lesões musculares, bem como por stress ou tensão, uma vez que normalmente se acumula nessa zona das costas, e por más posturas ao dormir e sentar.

Outras dores e causas

No entanto, embora estas sejam as causas mais comuns, há também outras causas médicas que podem causar dor nas costas, muitas vezes crônica. É o caso das hérnias discais, artrite, irregularidades ósseas e osteoporose, entre outras doenças relacionadas com dores nas costas. Essas doenças dobram a coluna vertebral, causam fraturas nas vértebras ou causam rupturas e fraturas na parte mole dos discos vertebrais, entre muitas outras coisas.

A dor nas costas e o desconforto na região lombar têm muitas causas, mas nenhuma tão importante como a postura ao dormir e sentar: é necessário cuidar dela

Em qualquer caso, talvez a principal causa de dor nas costas, especialmente entre jovens e pessoas de meia-idade, seja a má postura ao dormir e sentar-se. É importante levar em conta a vida sedentária que normalmente levamos e os tipos de trabalho. Este último é especialmente relevante no trabalho de escritório e físico, que a maioria das pessoas tem.

Existem fatores de risco para dor nas costas?

Embora a dor de costas possa afetar qualquer um, é verdade que há determinados fatores de risco que podem agravar a doença ou fazer uma pessoa mais suscetível a sofrê-la. Estes são os seguintes:

  • Idade de 30 ou 40 anos.
  • Falta de exercício, causando músculos fracos.
  • Excesso de peso, levando a uma sobrecarga nas costas.
  • Ansiedade ou depressão.
  • Uso de tabaco.

Como evitar dores nas costas?

Para evitar dores nas costas, é melhor melhorar a sua condição física e ter uma postura adequada. Assim, para evitar dores nas costas ou para melhorar a dor nas costas, siga estas dicas:

  1. Exercício: o exercício corrige a postura, fortalece os músculos, melhora a resistência das costas e permite que o corpo funcione melhor.  Nadar e caminhar são as melhores opções para melhorar a dor nas costas. Também as práticas tais como o yoga ou o chi thai são grandes para corrigir a postura do corpo e melhorar a flexibilidade traseira e a resistência.
  2. Manter um peso saudável: ter excesso de peso é um fator de risco para dores nas costas.
  3. Parar de fumar.Dormir num colchão adequado: Escolher um colchão que se adapte ao nosso corpo e ao nosso peso é essencial para ter um bom descanso e para ter a postura correcta na hora de dormir. Então, agarre o colchão que melhor se adapta a si na Maxcolchón, onde você pode encontrar colchões de descontração, entre muitas outras opções.
  4. Manter uma postura vertical.