Dicas para dormir melhor e não se tornar num zombie

Fev 4, 2021 | INFORMAMOS-TE

Tem dificuldade em dormir de noite? É uma daquelas pessoas que, ao se ver ao espelho de manhã, fica com medo da sua aparência de zombie? Pode ficar tranquilo, porque é algo muito comum. Na verdade, de acordo com os National Institutes of Health dos Estados Unidos, aproximadamente 70 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm problemas de sono que as fazem ficar acordadas quando querem dormir e, por sua vez, num estado de sono quando fingem estar acordadas.

São muitos os fatores que podem interferir num bom descanso. Responsabilidades diárias como a família, trabalho ou problemas inesperados que podem surgir no dia a dia são exemplos disso.

Seja qual for a causa, a verdade é que é comum que o nosso descanso seja perturbado pelos diferentes fatores que nos podem afetar na nossa vida diária, que normalmente não podemos controlar.

Porém, o que podemos fazer é adotar hábitos que promovam um melhor descanso diário. Embora seja possível que nem todos os hábitos disponíveis possam ajudá-lo, compilamos algumas dicas que o podem ajudar a dormir melhor e a parar de parecer um zombie pela manhã.

5 dicas para dormir melhor à noite

De acordo com os National Institutes of Health, os adultos necessitam de 7 a 8 horas de sono todas as noites. No entanto, o normal é dormir uma quantidade inferior de horas. Se o que quer é parar de parecer um zombie, aqui estão algumas dicas que o podem ajudar a dormir melhor a cada noite:

1. Tenha atenção ao que bebe e come

Para começar, é importante ter em conta que não é muito favorável para o descanso ir para a cama com fome ou muito cheio. Em particular, é aconselhável evitar refeições muito grandes ou pesadas, especialmente durante as horas antes de ir para a cama.

Evitar a cafeína, a nicotina e o álcool também podem ser decisivos para um bom descanso. Embora este último nos possa fazer sentir sonolentos, a verdade é que pode facilmente interromper o nosso descanso durante a noite. Quando se trata de nicotina e cafeína, os seus efeitos estimulantes podem prejudicar a qualidade do sono e demorar várias horas a desaparecer.

2. Um hábito de sono saudável

O melhor é termos bons hábitos de sono que nos proporcionem um bom descanso. Neste sentido, é imprescindível atender ao número de horas necessárias para dormir. Em geral, é aconselhável dormir entre 7 e 8 horas para um adulto médio, embora seja verdade que isso depende de cada caso em particular e há quem não precise dormir 8 horas para ter um descanso suficiente.

Em qualquer caso, é importante ir para a cama e levantar-se à mesma hora todos os dias. Embora fora da rotina (nos fins de semana, por exemplo) tenhamos tendência a dormir mais, é melhor que o número de horas não ultrapasse em uma hora as do sono normal. Assim, acostumamos o nosso corpo ao mesmo ciclo sono-vigília.

Além disso, algo a ter em consideração à hora de dormir é que não vale a pena tentar continuar a dormir se depois de cerca de 20 minutos não conseguimos adormecer. Nestes casos, é recomendável sair do quarto (ou, pelo menos, da cama) e realizar alguma atividade relaxante, como ouvir música calma ou ler. Quando voltarmos a sentir-nos cansados, é hora de voltar para a cama, mas este procedimento pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.

3. Actividade física na sua rotina

Ter uma rotina de atividade física ajuda a regular o nosso ciclo sono-vigília. Mesmo assim, é importante não o realizar nas horas anteriores ao descanso, pois pode ser contraproducente para dormir melhor. Uma caminhada ao ar livre também o pode ajudar a ter uma boa noite de sono.

4. Controlar as preocupações

Embora possa ser difícil, tentar resolver os problemas diários antes de dormir é a chave para dormir melhor. Para fazer isso, pode escrever o que o preocupa numa folha e tentar deixar para o dia seguinte. É aconselhável começar pelo básico, como definir prioridades, organizar-se ou delegar tarefas, por exemplo. Se precisar de ajuda externa para controlar essas preocupações, pode sempre consultar um profissional ou realizar uma prática como a meditação, que pode ser útil para mitigar preocupações e controlar a ansiedade.

5. Um ambiente relaxado para dormir

O ambiente em que dormimos também desempenha um papel importante no nosso descanso e pode permitir-nos dormir melhor. Para criar um ambiente que nos ajude a dormir, podemos ter em consideração os seguintes conselhos:

  • Trate de evitar de olhar para o relógio quando já está na cama.
  • Manter a temperatura entre 12 e 24 graus, tendo também em consideração a humidade.
  • Criar um ambiente confortável dentro do quarto (para isso, é imprescindível ter um bom equipamento de descanso).

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para que possa dormir melhor todas as noites e parar de parecer um zombie pela manhã. Se não funcionarem consigo, lembre-se de que pode sempre consultar um profissional de saúde. Em qualquer caso, tente proteger o seu descanso! É a chave para sua saúde.