Dicas para conciliar o sono no outono

Out 4, 2020 | CONSELHOS, DESCANSO

Pode ser visto como um medidor para distinguir entre otimistas e pessimistas. É uma estação que toca uma espada de dois gumes. Por um lado, tem conotações românticas, temperaturas amolecidas, é o início de milhares de projetos e é um palco propício e perfeito para o desporto. No entanto, no outro extremo encontramos uma série de pontos mais negativos: o céu muda de azul para cinzento, há mais chuva, as primeiras constipações aparecem, os dias são encurtados, é sinónimo de regresso à escola ou ao trabalho, temperaturas baixas e, acima de tudo, devido a uma série de fatores, achamos mais complexo adormecer no outono.

Se analisarmos este último ponto, os problemas de adormecer na terceira temporada do ano, encontraremos uma série de elementos externos que parecem empurrar para um descanso pior. Se, por um lado, as altas temperaturas de verão dificultam o sono, no outono os problemas são outros.

As dificuldades em adormecer no outono e de desfrutar de um descanso reparador

O outono é uma estação que pode ser concebida de muitas maneiras diferentes. Os mais negativos, poderão considerá-lo pela sua cor cinzenta característica, pelo menor número de horas de luz, pela diminuição das temperaturas, pela climatologia (maior nebulosidade e precipitação) ou pelas gripes e constipações que sofremos porque o nosso sistema imunitário pode ser prejudicado nesta altura do ano. Em resumo, entramos completamente numa negatividade que acaba por afetar também o nosso humor.

Além de todos os fatores já relatados, há outro elemento externo que é impossível de combater. Todos os distúrbios do sono que tendem a tornar-se mais aparentes no outono encontram o seu auge com a mudança de tempo. É justo aí, a finais de outubro, quando o nosso relógio biológico e as nossas rotinas de sono colidem de frente.

Afinal, o outono pode ter um contexto para lutar ativamente, mas o pano de fundo da mudança de hora será inamovível. E no pior dos casos, a falta de sono pode contribuir negativamente para a nossa vitalidade e humor. É por isso que o outono é uma estação em que os casos de depressão e ansiedade incrementam.

Siga estas dicas para desfrutar de um sono mais reparador no outono

Não pode lutar contra o calendário. E sim, também entendemos que a mudança de hora está estipulada assim e não se pode vencer o relógio. A partir daqui, o resto dos fatores não têm de ser uma desculpa para modificar a sua rotina de sono. Apesar da redução das horas de luz natural e do facto de escurecer mais cedo, os nossos horários não devem ser alterados.

Para manter a sua rotina, não há nada melhor do que seguir as seguintes quatro recomendações. Quatro recomendações que não envolvem nenhum esforço para ajudar-lhe a adormecer.

Manter uma dieta equilibrada e saudável

Embora que alimentar-se bem é algo que temos de fazer durante todo o ano, no outono encontrará um ponto diferenciador que pode marcar o futuro das suas noites. Por isso, recomendamos que se mantenha afastado de gorduras saturadas, jantares copiosos (e a horas tardias) e consumo de álcool. Em vez disso, aconselhamos que encha a sua dieta com peixe, nozes, frango e frutas que possam conter alto teor de triptofano (por exemplo, bananas).

Não consuma cafeína (especialmente depois de certas horas)

Se a mudança horária e o decrescimento de horas de luz já afeta os nossos bioritmos, imagine a combinação que pode ser montada se não controlarmos o consumo de café e outras bebidas energéticas com alto teor de cafeína. Qualquer chávena de café que beba para além das 15:00 ou 16:00, só irá significar uma pior conciliação do sono.

Praticar desporto

Uma atividade física e desportiva que se repete entre duas a três vezes por semana é sinónimo de saúde, bem-estar e melhor descanso à noite. No entanto, a prática excessiva e, acima de tudo, fazê-lo em horas tardias não lhe vai oferecer qualquer benefício. Se praticar desporto pouco antes de dormir, o seu corpo ficará alterado e dormirá pior à noite.

Crie um clima que o convida a descansar

O seu quarto deve ser um santuário de sono e descanso. Por isso, afaste os dispositivos eletrónicos, regule a temperatura do quarto, aposte num colchão de qualidade composto por viscoelástica ou látex, uma almofada de acordo com o desempenho, limitação de ruído e poluição luminosa zero.