Dicas para aprender a dormir

Abr 18, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Descansar adequadamente é uma das bases fundamentais para poder ter uma vida saudável. Por isso, quando vamos dormir, não se trata apenas de deitar na cama, mas também de recuperar a energia que o nosso corpo necessita e que perdeu durante o dia.

A falta de sono é um dos problemas com o qual normalmente nos enfrentamos. Seja por falta de tempo, maus hábitos ou problemas de saúde, a maioria das pessoas não cumpre as horas mínimas de descanso recomendadas.

Passamos um terço da vida a dormir e, por isso, é aconselhável fazê-lo da forma correta para poder enfrentar o dia a dia com energia. No entanto, o stress e os problemas diários muitas vezes impedem-nos de o fazer como devemos.

Dicas para aprender a dormir

Assim, é muito importante que ao sairmos da cama nos sintamos com forças renovadas e baterias bem carregadas. Se precisar de ajuda para dormir melhor, aqui estão algumas dicas para aprender a dormir.

Exercícios de relaxamento

Quando se trata de ir dormir, é essencial fazê-lo relaxado. É fundamental deixar os problemas na prateleira e não os levar para a cama para poder adormecer naturalmente. Para isso, os exercícios de relaxamento podem ajudar.

A oferta é muito variada e poderá escolher as que mais se adequam às suas preferências. Por exemplo, pode começar com exercícios respiratórios simples e depois continuar com o método mindfulness, que se tornou tão popular nos últimos tempos.

Tentar que a nossa consciência relaxe e se mantenha à margem das nossas sensações, pensamentos ou sentimentos não é uma tarefa fácil. No entanto, com a prática, você pode limpar a sua mente e estar preparado para dormir tranquilamente.

Praticar exercício frequentemente

A prática de desporto é muito benéfica para a nossa saúde, seja qual for a nossa idade. Tanto para crianças como para adultos, a atividade física influencia positivamente o nosso estado de ânimo.

Obviamente, é importante fazê-lo com certa regularidade. Qualquer tipo de exercício que relaxe o nosso corpo ajudará em grande parte a relaxar a nossa mente. Além disso, é uma das alternativas para aquelas pessoas que, devido ao seu ritmo de vida, tendem a sofrer de nervosismo e stress. O desporto é uma das atividades que mais liberta endorfinas no nosso cérebro.

Vigiar a nossa alimentação

Uma alimentação equilibrada é uma garantia para a nossa saúde física e mental. Por isso, à noite é aconselhável fazer jantares leves, nos quais abundem produtos ricos em fibras como frutas e vegetais.

A razão é que não nos interessa encher demasiado o estômago, pois dessa forma só iremos conseguir uma digestão mais pesada. Não há desculpas para comer mal ou rápido: sempre pode preparar um jantar saudável, sem precisar se empanturrar. Além disso, é aconselhável substituir a ingestão de bebidas alcoólicas e cafeinadas por infusões relaxantes.

Desligar da tecnologia

Um dos maus hábitos que costumamos levar para a cama é o uso de telemóveis e tablets. Redes sociais, emails de última hora e estar atento às novidades não beneficiam em nada o nosso descanso.

Como se isso não bastasse, estudos científicos têm demonstrado que a radiação dos dispositivos eletrónicos pode causar distúrbios do sono. É erroneamente pensado que pode ajudar a distrair e relaxar-nos para dormir. No entanto, o uso continuado da tecnologia causa o efeito contrário, pois estimula a nossa atenção e faz-nos ficar acordados mais tempo do que o necessário.

Ter equipamentos de descanso adequados

Não há dúvida que ter um colchão que se adapta às nossas necessidades de respirabilidade, firmeza e adaptabilidade pode melhorar muito a qualidade do nosso sono.

Por isso, na Maxcolchon pode escolher o colchão que melhor se adapta às suas preferências específicas de sono. Além disso, se procura um conforto extra, pode consultar qualquer uma das nossas camas articuladas. Têm a vantagem de proporcionar um relaxamento imbatível graças aos seus múltiplos planos de posição.

Se desejar, pode visitar o site e comemorar conosco o dia internacional do sono. Esperamos por si!