Descansa mal? Experimente o sono por blocos

Jul 23, 2022 | DESCANSO | 0 comments

A maioria das pessoas dorme da mesma maneira: deitamo-nos pela noite, e passamos as seguintes oito horas (se tivermos sorte) a dormir, e sonhando até que toque o alarme. No entanto, esta não é a única forma de dormir.

Algumas pessoas dividem o seu sono por blocos, e trata-se de uma metodologia que poderia ser de grande utilidade para o nosso dia a dia. Quer saber como funciona? Quiçá tenha interesse em experimentá-la. Explicamos-lhe tudo, em seguida.

O sono por blocos: qual é a sua história?

Ainda que lhe pareça algo moderno, a verdade é que o sono por blocos, ou sono fragmentado, é algo que já tem o seu tempo. Em tempos pré-industriais (e antes de que existisse eletricidade), era habitual as pessoas levantarem-se durante um par de horas a meio da noite. As pessoas passavam o tempo livre a rezar, a fazer sexo, a fumar, ou incluso a visitar os seus vizinhos, e depois voltavam a dormir até de manhã.

É possível que estejamos programados para dormir em dois períodos. Um estudo levado a cabo em 1992 analisou como dormiam as pessoas quando tinham 10 horas de luz ao dia, e descobriu-se que as pessoas dormiam em dois blocos de sono, separados por um período de vigília de uma a três horas, o que também se assemelha a como dormem os animais. 

Há quem ainda durma desta maneira hoje em dia, utilizando o período de vigília a meio da noite como um momento criativo para pensar, meditar, ler ou trabalhar. Ainda que, claro está, com o clássico horário de trabalho de oito horas isto pode-se tornar algo complicado.

O sono fragmentado: é saudável?

Existem opiniões diferentes sobre se o sono fragmentado é saudável. Dado que não existe demasiada investigação sobre o efeito que pode ter na saúde o feito de dormir por turnos, é melhor evitá-lo, a menos que exista uma razão pela qual necessite dormir desta forma.

A verdade é que não existem investigações que expliquem as consequências a longo prazo deste tipo de descanso para a saúde. Tudo depende da idade, se temos algum transtorno do sono, das nossas possíveis condições médicas…

No entanto, como lhe dizíamos, é possível que naturalmente se desperte a meio da noite de forma frequente. Se a sua reação natural é tentar voltar a adormecer e não o consegue fazer, então quiçá seja interessante que experimente este tipo de descanso.

Se experimenta: tenha isto em consideração

Caso se tenha decidido a experimentar o sono por blocos, porque acredita que poderá funcionar bem com a sua forma de descansar, o melhor será que trate de evitar o uso da luz artificial nos períodos de vigília. Esta poderia ter um impacto negativo no ritmo circadiano (o relógio interno que controla os nossos processos e os nossos tempos).

É melhor que tente utilizar uma luz ténue, evitando luzes LED e os dispositivos eletrónicos. 

Reduzir o descanso em geral

Algumas pessoas dividem o seu sono num horário de sestas durante todo o dia, por vezes chamado sono polifásico. Este tipo de descanso está desenhado para sobrevivermos dormindo menos, basicamente.

Porém, isto não é uma muito boa ideia, já que os adultos necessitam de, pelo menos, 7 horas de sono em 24 horas. Podem ocorrer consequências importantes, caso se reduza este descanso, como já deve saber:

  • Pode afetar a sua aprendizagem e memória.
  • Contribui para um desajuste hormonal.
  • Afeta o seu metabolismo.
  • Aumenta o risco de acidentes.

Estas são apenas algumas das consequências que poderiam derivar de dormir menos do que a quantidade de horas recomendada. Ainda que pense que está a aproveitar mais o dia (ou a noite), a verdade é que nem sequer terá a mesma produtividade, caso não descanse o suficiente. 

Algumas recomendações

Se vai experimentar o sono por blocos, ou sono fragmentado, preste atenção a como se sente. Não trate de ignorar os sinais, se estes o avisam de que não está a funcionar. Não queira colocar-se a si mesmo e às outras pessoas em risco porque não dorme bem, e não tente manter-se desperto quando o seu corpo o avisa de que é hora de dormir.

Coloque especial atenção se experimenta o sono fragmentado e:

  • Tem problemas para se concentrar.
  • Sente sonolência.
  • O seu estado de ânimo mudou, e está mais irritado ou sensível.
  • Adormece em momentos nos quais não o deveria fazer.
  • Toma riscos que não tomaria antes.

Agora que já sabe como funciona o sono por blocos, esperamos que o experimente, apenas se assim o corpo lhe pede. Em qualquer caso, o mais importante é que descanse a quantidade de horas necessárias. Seja de que maneira for!