Curiosidades do descanso dos gatos

Fev 17, 2021 | INFORMAMOS-TE

No dia 17 de fevereiro comemora-se o dia internacional dos gatos. Esses animais que costumamos adotar como de estimação nas nossas casas reúnem uma série de curiosidades que talvez não conheça. Acontece que muitas das características do seu comportamento ainda são um enigma, certo? Aqui estão alguns para que possa anotar.

Curiosidades do comportamento dos gatos

Os gatos são animais mamíferos que pertencem à família dos felinos. Convivem com humanos desde há muitos anos. No início eram animais selvagens, mas foram domesticados graças a mudanças genéticas que basicamente os tornaram mais dóceis para conseguir alimento.

Os gatos são geralmente animais muito independentes que gostam de ter o seu próprio espaço. Ao mesmo tempo, são muito familiares porque precisam da nossa atenção. Também se destacam por apresentarem uma memória muito boa, excelente audição e visão noturna precisa.

Curiosidades do descanso dos gatos

Geralmente os gatos dormem em média entre 12 e 16 horas, praticamente o dobro dos humanos. Quer saber porque os gatos dormem tanto?

O sono dos gatos

Os gatos costumam alternar períodos de sono leve com períodos de sono profundo. Na fase de adormecimento adotam posturas em que ficam alerta com os ouvidos e até com os olhos semicerrados.

No entanto, nos estágios do sono profundo, as suas posições são muito mais relaxadas. Nestes casos, eles podem mover os seus bigodes ou membros. Se for esse o caso, talvez eles estejam a sonhar como nós, humanos. A fase REM do seu descanso é tão profunda que, quando acordam, se sentem absolutamente desnorteados e confusos.

Instinto de predador

Geneticamente, são animais projetados para caçar o seu alimento. Os gatos domésticos, embora não precisem, não perdem esse instinto e isso leva-os a consumir muita energia só por correrem atrás do seu brinquedo preferido.

Ainda que tenham sempre a comida pronta, eles ainda possuem um instinto de predador que os obriga a permanecer vigilantes caso possam caçar uma presa. Eles podem estar apenas a tentar caçar uma mosca, mas as suas técnicas de movimento e os altos níveis de adrenalina colocam-lhes uma pressão da qual se necessitam recuperar.

Portanto, os seus ciclos de sono são totalmente diferentes dos humanos. Assim, na maioria das vezes, os gatos fazem pequenas sestas de alguns minutos, nas quais o sono leve se alterna com o sono profundo.

Aspetos que influenciam o sono dos gatos

As horas que dedicam ao descanso variam de acordo com a idade dos gatos. Os gatinhos recém-nascidos requerem mais horas de sono do que os gatos adultos. Além disso, enquanto dormem, segregam a hormona do crescimento da mesma forma que as crianças pequenas.

No inverno, tal como acontece com os humanos, eles precisam de mais horas de descanso para recarregar a energia térmica. Assim, os gatos podem ser mais ou menos tolerantes a temperaturas extremas tanto no verão como no inverno.

O estímulo que recebem também tem grande influência. Se você é um daqueles que passa o dia a brincar com ele, ele dormirá menos horas. Por outro lado, se você não lhe dá muita atenção ou o seu animal for mais independente, ele pode adormecer simplesmente por tédio.

Os seus lugares favoritos para dormir

Os gatos geralmente dormem em qualquer sítio, mas sempre se sentem mais confortáveis ​​onde podem apanhar sol. Geralmente procuram um lugar confortável para descansar e, curiosamente, quando dormem enroscados, provavelmente estão em fase de sono profundo.

Eles gostam de estar em sítios altos, como nas costas de sofás. É uma das formas que usam para controlar o que acontece ao seu redor. Desta forma, sentem-se mais confiantes e preparados caso tenham que agir imediatamente.

Eles tendem a gostar muito dos sofás e cobertores ou mantas porque são superfícies macias nas quais podem “amassar” as suas patas. Portanto, o ideal é que tenham as suas próprias camitas. No entanto, se permitir que durmam consigo, terá companhia garantida todas as noites.

Em qualquer caso pode ver o catálogo de colchões para animais domésticos. Vão adorar!