Curiosidades das fases do sono

Abr 2, 2021 | INFORMAMOS-TE

A importância de um bom descanso é essencial para manter uma vida saudável. Passamos aproximadamente um terço das nossas vidas a dormir e, embora pensemos que o nosso corpo apenas descansa, durante esse período há uma regeneração das nossas células na qual a memória é consolidada e o nosso metabolismo é regulado.

Além disso, a atividade cerebral enquanto dormimos é muito maior do que pensamos. Afinal, o sono tem a sua própria evolução e, embora não tenhamos consciência disso, esse período influencia muito o resultado final do nosso descanso.

Dessa forma, pode acontecer que às vezes nos lembramos perfeitamente do que sonhamos e, no entanto, noutras ocasiões o mesmo não acontece. Isto ocorre porque o processo de sono não consiste numa equação matemática, mas é determinado por uma sequência cíclica.

Portanto, tudo depende do desenvolvimento das fases pelas quais o sonho passa. Se tem interesse em saber como esse período influencia o resultado do nosso descanso, não perca os nossos comentários.

As fases do sono

Dentro das fases nas quais ocorre o sono, podemos distinguir dois estágios diferentes que são o sono lento ou o não REM e o sono rápido ou também chamado de REM. Estes períodos têm a peculiaridade de se repetirem e se alternarem ao longo da noite.

Sono de ondas lentas não REM

O primeiro estágio do sono não REM é a fase de transição para o sono. Nesta primeira fase começamos a adormecer e ainda estamos conscientes para perceber algum tipo de estímulo. Por sua vez, é composto por quatro fases, cada uma das quais com características próprias:

 1. Primeiro estágio

Neste primeiro estágio, o corpo relaxa e os olhos começam a mover-se mais devagar. É o momento no qual começamos a adormecer, mas da mesma forma pode acontecer que facilmente acordemos de novo.

2. Segundo estágio

Neste ciclo, o sono vai-se tornando mais profundo e a atividade muscular relaxa. Durante este estágio, é mais difícil acordar, pois tanto a respiração quanto a frequência cardíaca diminuem.

A sua duração ocupa mais ou menos metade do período total de sono e, portanto, também é conhecido como o período de sono leve. Durante este estágio, é possível ter episódios nos quais acordamos abruptamente, como quando visualizamos que estamos prestes a cair num buraco e acordamos de repente.

Isto deve-se a uma reação que ocorre no nosso corpo como resultado da queda da frequência cardíaca. Assim, o cérebro envia uma espécie de aviso para verificar se tudo está a funcionar normalmente.

3. Terceiro estágio

A duração deste ciclo é conhecida como o estágio de transição. É o mais curto dos períodos que ocorrem enquanto dormimos, pois dura aproximadamente dois ou três minutos, o suficiente para ir do sono leve ao sono profundo.

4. Quarto estágio

É o estágio no qual caímos em sono profundo e no qual a qualidade do nosso descanso é determinada. A pressão arterial começa a cair, a atividade cardíaca é afetada e a temperatura corporal cai cerca de um ou dois graus. Mesmo assim, ainda não começamos a sonhar.

Sono REM

O sono paradoxal ou sono REM (movimentos rápidos dos olhos) é a fase em que ocorrem os sonhos. Assim, durante esta, a atividade cerebral é praticamente muito semelhante ao que normalmente temos quando estamos acordados.

Na verdade, enquanto sonhamos, temos as mesmas reações que teríamos se estivéssemos a viver aquele momento conscientemente. Pode inclusivamente ter sonhos lúcidos. Normalmente não é comum, mas se acontecer consigo, vai ver como tem a capacidade de controlar o desenvolvimento dos mesmos.

Embora pareça que muitas vezes as histórias que passam pela nossa cabeça sejam infinitas, este ciclo dura apenas cerca de quinze ou vinte minutos. Curiosamente, nesta fase reorganizamos os nossos conteúdos mentais e fixamos na memória o que consideramos importante, descartando o que é irrelevante.

Além disso, é a fase na qual ocorre em maior medida o desenvolvimento do cérebro. É por isso que o descanso na estação de crescimento é tão importante. Se agora já deseja um sono profundo e reparador, complete as suas necessidades de descanso visitando a Maxcolchon. Esperamos por si!