Cuidados com o colchão no inverno

Fev 18, 2021 | INFORMAMOS-TE

O inverno é a época do ano em que temos mais dificuldade em nos levantar da cama. O calor que sentimos enquanto estamos deitados contrasta com as baixas temperaturas exteriores, proporcionando-nos uma sensação de conforto que não pode ser melhor. Por este motivo, como a temperatura não costuma ajudar, tendemos a alongar as horas de descanso, principalmente quando não temos que acordar cedo.

Desta forma, as nossas camas são o refúgio onde nos sentimos melhor durante o inverno. Por este motivo, é aconselhável cuidar corretamente dos nossos equipamentos de descanso para poder desfrutar ao máximo da qualidade das suas prestações.

No caso dos colchões, a sua vida útil varia de entre oito a dez anos dependendo do tipo de fabrico e composição. Embora logicamente se desgastem com o uso, as instruções de manutenção geralmente disponibilizam as necessárias orientações a ser seguidas para maximizar a sua vida útil.

Portanto, se quer saber quais são os cuidados que seu o colchão precisa durante o inverno, não perca os nossos conselhos para o aproveitar ao máximo.

COMO CUIDAR DO SEU COLCHÃO NO INVERNO

Ventilar o colchão

Um dos hábitos mais importantes a ter em consideração é ventilar o colchão periodicamente. Com este simples gesto conseguimos libertar o calor e a humidade que se acumulam durante a noite.

Enquanto dormimos, passamos em média seis a oito horas sobre colchão todos os dias. Isso gera a liberação de toxinas que podem alterar e danificar a qualidade do produto se não for mantida uma limpeza adequada.

Por esse motivo, arejar os quartos durante cerca de dez a quinze minutos por dia é uma rotina saudável recomendada, mesmo durante o inverno. Neste período é ainda mais importante e conveniente purificar o ambiente do quarto, já que normalmente mantemos as janelas fechadas durante todo o dia.

Aspirar o colchão

Aproveitar a troca de lençóis é um bom momento para aspirar o colchão. Desta forma, podemos eliminar facilmente partículas de pó e resíduos orgânicos que são invisíveis a olho nu.

A vantagem é que hoje em dia os diferentes modelos de aspiradores costumam contar com os acessórios adequados para realizar este tipo de tarefa. Desta forma, pode manter o colchão em perfeitas condições de forma rápida e fácil para um descanso saudável.

Cobri-lo com um protetor

Ao utilizar uma capa de proteção para o colchão, garantimos assim a manutenção ideal da higiene da nossa cama. É que o seu uso é recomendado para evitar qualquer tipo de manchas, principalmente em colchões de quartos de crianças e de idosos, que são mais propensos a manchar enquanto dormem.

No nosso catálogo pode encontrar diferentes tipos de capas de colchão dependendo das suas preferências. Temos uma variedade de acabamentos e modelos conforme prefira proteger o colchão na sua totalidade ou, pelo contrário, os que se fixam como lençol de fundo.

Por exemplo, pode optar por forro de fibra ou algodão que proporcionam um toque macio e confortável. Além disso, se procura algo mais inovador, não perca as capas de colchão em fibra de carbono, que têm a capacidade de libertar a electricidade estática que acumulamos durante o dia.

No entanto, sempre que quiser proteger o colchão, sugerimos acabamentos Tencel. A vantagem deste tipo de capa protetora é que garante uma proteção completa por ser totalmente impermeável.

Virar o colchão

Para manter a qualidade do colchão, é aconselhável virá-lo de vez em quando. Desta forma, evitamos que se deforme em consequência das posturas corporais que adotamos para dormir. Além disso, estamos a evitar o seu endurecimento e a obter uma respirabilidade correta.

Nestes casos, é necessário diferenciar se o colchão tem duas faces úteis ou não. Os colchões de um lado, como os de espuma viscoelástica, precisam simplesmente ser girados da cabeça para os pés e dos pés para a cabeça. Mas se se trata de colchões de dupla face, é recomendável virá-los e girá-los a cada mudança de estação.

A nossa sugestão é que, se o seu colchão tiver mais de dez anos, não se preocupe em tentar virá-lo para obter uma posição mais confortável. Experimente adquirir um novo para melhorar o seu descanso!

Na Maxcolchon oferecemos um amplo catálogo com diferentes tipos de colchões de acordo com cada necessidade: colchões feitos à mão, látex, viscoelástica e molas ensacadas. Todos eles com a garantia de compra correspondente e com a possibilidade de os experimentar durante algum tempo caso não esteja convencido. Esperamos por si!