Conselhos para melhorar o sono do bebé

Mar 2, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Independentemente da idade, são necessários bons hábitos de sono para todas as pessoas. No entanto, quando se trata de crianças, este hábito pode ser ainda mais importante, tendo também em conta que os padrões de sono são aprendidos desde a infância. Ao repeti-los, tornam-se hábitos a serem seguidos e uma rotina definida que nos permite descansar o tempo necessário.

Em qualquer caso, definir a rotina de sono de um bebé pode ser difícil. Dependendo da sua idade, o seu ciclo de sono será um ou outro.

Para bebés com menos de 2 meses

Ao nascer, os bebês não têm um ciclo de sono definido, como é normal. No início eles entrarão num ciclo de 24 horas no qual o tempo de alimentação e sono não será definido. Na verdade, os recém-nascidos podem dormir entre 10 e 18 horas por dia, e normalmente não ficam acordados por mais de três horas.

Bebés de 3 a 12 meses

Aos 4 meses, os bebés costumam dormir 6 a 8 horas de cada vez. Entre os 6 e 9 meses de idade, a maioria das crianças dorme cerca de 10-12 horas. Durante o primeiro ano de vida, é comum que os bebés façam 1-4 sestas por dia, 30 minutos a 2 horas cada.

Bebés de 1 a 3 anos de idade

Durante esta idade, os bebés dormem 12 a 14 horas por dia. Por volta dos 18 meses, esses bebês geralmente não precisam mais do que uma soneca por dia (que, é claro, não deve ser tirada perto da hora de dormir).

Além disso, a rotina da hora de dormir deve ser consistente e agradável. Por exemplo, um banho antes do sono, escovar os dentes ou ler uma história são exemplos de hábitos saudáveis para encorajar o sono em bebés desta idade.

Conselhos da Academia Americana de Pediatria

Em 2016, a Academia Americana de Pediatria publicou 19 recomendações para melhorar a qualidade do sono dos recém-nascidos, reduzindo assim o risco de morte súbita de recém-nascidos. Estes são os seguintes:

  1. Coloque os bebés de costas para dormir, pelo menos até o primeiro ano de idade. Esta posição não aumenta o risco de asfixia.
  2. Use uma superfície firme para dormir.
  3. As crianças devem dormir no quarto dos pais, mas em uma cama separada durante o primeiro ano. Isto torna-se especialmente importante durante os primeiros seis meses de vida, uma vez que dormir ao lado do bebé em idade tão precoce pode aumentar o risco de morte súbita.
  4. Remover objectos macios e roupa de cama da superfície da cama.
  5. Oferecer a chucha na hora da sesta e na hora de dormir.
  6. Evite sobreaquecer e dormir de bonés na cabeça dos bebés.

Em resumo, é importante que os bebés descansem o suficiente, por isso pode ser uma boa ideia seguir estas dicas. E se notar alguma irregularidade no descanso do seu bebé que possa afetar a sua saúde, não hesite em consultar o seu pediatra.