Conselhos para dormir durante uma onda de calor

Ago 7, 2021 | CONSELHOS, DESCANSO | 0 comments

Que elementos encontramos cada vez que sofremos uma onda de calor?

– Suamos mais que nunca.

– Nas notícias não se fala de outra coisa, e aparecem imagens de gente refrescando-se nas fontes de diversas cidades.

– Salvo que seja necessário, não saímos de casa até às oito da tarde.

– Chega um momento do dia em que o ar condicionado nos pede uma trégua.

– Passamos a noite dando voltas e voltas na cama enquanto encharcamos os lençóis numa poça de suor.

Se já experienciou um ou vários dos pontos anteriores, efetivamente, já sobreviveu a uma onda de calor. Esse fenómeno da natureza, que nos leva a fecharmo-nos em casa, colocarmo-nos debaixo do ar condicionado (ou junto a qualquer ventilador), e não mover uma palha, para não provocar mais sudação.

Para evitar tornar a sofrer as consequências da próxima grande onda de calor, que chegará brevemente aos nossos termómetros, preparamos uma série de conselhos, ações e truques, que nos vão ajudar a suavizar os efeitos do calor.

Conselhos para dormir durante uma onda de calor

  1. Hidratar-se muito! Parece algo óbvio, mas é assim mesmo que deve ser. A nossa obrigação é hidratar o nosso organismo, bebendo muita água durante o dia. Apenas assim vamos poder regular a nossa temperatura corporal.
  2. Tomar um bom banho antes de ir dormir. Para tornar mais eficiente o duche é importante que se realize um par de horas antes de deitar-se, e a uma temperatura mais inclinada para o temperado. Se cai no erro de o fazer com água muito fria, os nossos músculos vão excitar-se, e ao mesmo tempo o nosso organismo sofrerá para regular a temperatura corporal.
  3. Auxilie-se com ventiladores. Porque nem todas as pessoas dispõem de um dispositivo de ar condicionado, o melhor amigo do homem durante o verão pode ser o ventilador. São mais económicos, podem transportar-se sem grandes problemas, e se os colocamos junto a uma janela aberta, podem atrair o ar frio que venha do exterior.
  4. O uso lógico do ar condicionado: o ideal é ligá-lo um pouco antes de dormir, para refrigerar o quarto onde dorme. Importante, evite utilizá-lo toda a noite, ou vai levantar-se com a garganta em sofrimento.
  5. Disponha de um colchão transpirável: Modelos da Maxcolchon, como o Naturfresh, Just Sleep One, ou Just Sleep One dentro da gama média, são colchões cujos níveis de transpiração são mais do que ótimos. A combinação perfeita de viscoelástica, látex ou molas ensacadas, que irão refrescar o seu descanso, e as noites com ondas de calor.
  1. Afaste-se do álcool. Sabemos que as ondas de calor são sinónimo de esplanadas, amigos, e jarras de sangria e cervejas. Tente moderar o consumo de álcool, porque o único que vai conseguir será uma pior digestão, aumento da sua temperatura corporal, e uma pior qualidade de descanso.
  2. Não use pijamas e lençóis confecionados com material sintético. Qualquer roupa ou lençol que vá utilizar para dormir durante uma onda de calor deve estar fabricado em algodão. Caso contrário, suará ainda mais do que é capaz de conceber.
  1. Utilize um spray. Estas pequenas garrafas, que incorporam um pulverizador, podem converter-se num elemento muito prático. Apenas tem que enchê-las com água muito fria, deixá-las na mesa de cabeceira, e borrifar-se com elas quando se sinta mais atacado pela onda de calor.
  2. O truque do aloé vera, ou do aftersun: Este conselho, mais próprio do boticário das nossas avós, é bastante prático, muito económico e refrescante. Consiste em introduzir no congelador uma embalagem de aloé vera, ou de aftersun. Antes de ir dormir, esfregue o seu corpo com estas substâncias, e notará rapidamente como diminui a temperatura corporal.