Conselhos para adormecer um bebé nos meses de verão

Ago 9, 2021 | CONSELHOS, DESCANSO | 0 comments

Se tivéssemos que definir qual é o principal motivo de felicidade entre os seres humanos, esse seria o feito de ter um filho. Mas, com a alegria infinita que há, inerente à paternidade e à maternidade, aparecem as preocupações. Desde os prantos, provocados pelas cólicas, à dificuldade em adormecer um bebé nos meses de verão. Se já é complicado conseguir que adormeçam e durmam pela noite, nos meses de verão o cenário complica-se.

A quantidade de vezes que os bebés se despertam ao longo da noite pode-se multiplicar quase de forma exponencial, devido às altas temperaturas, e ao mero fato de que os dias se alargam. Como pais de “primeira viagem”, ¿como conseguir que os nossos pequenos durmam em época de verão? Partindo desta pergunta, irão surgindo outras, como o feito de ligar ou não o ar condicionado, a vantagem de refrescá-los ou não, ou alterar os seus hábitos e horários. Não se preocupe, na Maxcolchon compilamos uma série de dicas que o vão ajudar a adormecer o seu bebé, ainda que lá fora os termómetros marquem 30 graus.

 Dicas para que o calor do verão não dificulte o sono do seu bebé

Uso do ar condicionado

É a primeira pergunta que uma mãe e um pai pela primeira vez fazem, ao chegar a época do verão: “¿pode o uso do ar condicionado prejudicar o meu bebé?”. É normal ter esta dúvida. Regra geral, sabemos que a utilização indiscriminada deste dispositivo é prejudicial para a nossa saúde, ¿por que não ia ser igual com os mais pequenos?

Felizmente, não há que preocupar-se tanto. Tanto estes aparelhos, como os ventiladores, não são negativos para os bebés. Pelo menos, o seu uso com algum senso comum. Quer dizer, limpar os filtros, que não lhe chegue o ar de maneira direta, e, o melhor de tudo, esfrie o ambiente do seu quarto antes de o deitar no berço. Desta forma, irá refrescar o ambiente com antecedência, e não o deixará exposto ao seu ar.

Pijama mais adequado e lençóis suaves, frescos e transpiráveis

Sabemos que os adultos têm tendência a dormir sem roupa no verão (sobretudo nas noites mais calorosas), mas o nosso bebé deve sempre dormir vestido. A premissa fundamental sobre a qual escolher o tipo de pijama é que seja cómodo, fabricado com tecido natural (algodão 100%, a ser possível) e, sobretudo, que seja muito transpirável.

Se a estes elementos lhe juntarmos outros fatores, como a opção de que não tenham etiquetas, e disponham de costuras planas, que facilitem a comodidade, e protejam a pele de possíveis atritos, conseguiremos um descanso infantil mais do que fresco e suave. E, obviamente, cumpra estas mesmas diretrizes também aplicadas à roupa de cama.

Cuide até ao mais mínimo detalhe onde e como vai dormir

Falamos do verão, uma época de viagens, torturante, idas e voltas. Hoje dormimos na nossa vivenda habitual, mas amanhã dormimos num hotel, num apartamento, ou na casa da aldeia. Por estas mudanças constantes de cenário, é importante que ponhamos muita atenção, tanto à postura na qual dormem, como no tipo de berço ou cama. Por exemplo, as cadeiras para colocar no carro estão negativamente relacionadas com um maior risco a padecer de refluxos gastroesofágicos, e com a redução de oxigenação. Tente evitá-las.

Os berços de viagem que são transportáveis, ou o próprio carrinho, devem ser supervisionados. Não deixe objetos, peluches, travesseiros ou almofadas… E, sobretudo, que durmam de barriga para cima.

Que fazemos com os horários?

Da mesma forma que sucede com o transtorno constante das viagens e mudanças de vivenda, o mesmo acontece com os horários. Partindo da ideia de que no verão os dias são mais longos, desfrutamos de mais horas de luz, e até mudamos de hora, é bem mais complexo poder cumprir certos hábitos. No entanto, isto não deve ser um obstáculo para que o nosso relógio biológico continue o seu funcionamento. E o mesmo sucede com os bebés.

A partir dos 3 meses, os recém-nascidos começam a formar a sua própria higiene de sono, pelo que no verão também podem sofrer com as mesmas irregularidades.  Para atenuar todo este contexto, não fique até muito tarde na rua, proteja-o do sol e dos seus raios, baixe as persianas, não jante tarde, e deite-o aproximadamente às mesmas horas que durante o resto do ano.