Conselhos para adormecer no verão

Ago 28, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Aos momentos de sol, praia, montanha, amigos e família, seguem-se noites de mosquitos, calor e sudação extrema. Dar voltas e mais voltas na cama é outra das características mais habituais do verão. Porque adormecer no verão pode chegar a ser bastante complicado, aqui lhe deixamos uma série de conselhos que o vão ajudar a dormir melhor.

Siga estes 9 conselhos e vai refrescar as suas noites de verão

O verão é maravilhoso. Desfrutamos das férias, deixamos de trabalhar durante umas semanas, viajamos a lugares incríveis, encontramo-nos com amigos, e aproveitamos o tempo livre. Há praia, montanha, piscinas e turismo. Há esplanadas. Há desporto ao ar livre. Mas o verão também tem o seu lado mais negativo. E está totalmente influenciado pelo aumento da temperatura, e a sua relação com o descanso das pessoas.

Durante o verão, o Sol e a Terra encontram-se a menor distância, pelo que os raios são mais intensos, provocam mais calor, e há um maior número de horas de luz. Todos estes elementos acabam por provocar uma desregulação do nosso relógio biológico, prejudicando o nosso início do sono, e provocando um atraso. Se a tudo isto lhe juntarmos o lógico incremento das temperaturas, a imagem mais típica das noites de verão é a de alguém sem adormecer, e suando muito intensamente.

Com o objetivo de melhorar as nossas noites de sono, e que as temperaturas externas não prejudiquem o descanso, aqui juntamos uma série de hábitos, conselhos e práticas quotidianas.

  1. Quer fique em casa, ou se desloque a uma segunda residência, aposte por um colchão com um alto nível de transpirabilidade. No caso de que vá a desfrutar de um apartamento, chalé, ou da sua casa na aldeia, no catálogo da Maxcolchon encontraremos modelos económicos. Quer seja de molas ensacadas, látex ou viscoelástica, encontrará um exemplar que permita a livre circulação do ar.
  1. Controle a temperatura que há na rua na hora de ventilar as divisões da casa. Se abre a janela em plena onda de calor, ou nas horas mais calorosas do dia, vai transformar o seu quarto em algo muito parecido ao inferno. O ideal é arejar o quarto durante as primeiras horas da manhã.

 

  1. Ainda que possa parecer contradição, regule o uso do ar condicionado. Dormir com o aparelho ligado durante toda a noite pode provocar-lhe resfriados, que iriam contra a sua temperatura corporal (além da conseguinte dor de garganta, nada apetecível na época estival).

 

  1. Muitos dos problemas que temos para adormecer no verão estão relacionados com a ausência de hidratação prévia. Não se esqueça de beber muita água durante o dia e, se for necessário, leve uma garrafa de água fria para o quarto. Assim, cada vez que tenha sede, não terá que se levantar, e poderá hidratar-se, caso se desperte a meio da noite.

 

  1. Os jantares abundantes, e o consumo de álcool pela noite, podem produzir um maior nível de vigília. Sabemos que os churrascos e as jarras de sangria são muito apetecíveis no verão, mas tente manter uma dieta sã e equilibrada. Saladas, verduras, iogurtes, e qualquer alimento que não produza uma digestão muito pesada, serão os seus maiores aliados.

 

  1. 6. Tome um duche de água temperada (ou não muito fria), um par de horas antes de se deitar. E dizemos temperada, porque se abusa da água fria, correrá o risco de desregular a temperatura corporal, e acabar sofrendo ainda mais sudação.

 

  1. Da mesma maneira que não pode ventilar o quarto sem comprovar a temperatura que há no ambiente exterior, tampouco pode praticar desporto a qualquer hora do dia. O risco de sofrer um golpe de calor, ou o simples fato de se exercitar às 3 da tarde, resulta quase desumano. Mas não só há que considerar os graus que há durante o dia, tampouco é positivo que pratique desporto pela noite. ¿O motivo? Poderia aumentar a sua temperatura corporal e, portanto, passar mais calor enquanto dorme.

 

  1. Continuando com o seu conjunto de descanso, fuja de roupa de cama e pijamas confecionados com materiais sintéticos ou lã. No seu lugar, utilize lençóis leves, fabricados com seda, algodão, fibra natural, cetim ou linho.

 

  1. No que diz respeito ao tema dos pijamas, existe um truque caseiro muito efetivo: introduzir o pijama no congelador. Será suficiente que o faça apenas por uns minutos antes de ir dormir e, obviamente, terá que meter o pijama numa saca de plástico antes de o colocar no frio.