Como proteger a sua cama neste inverno

Jan 14, 2022 | Uncategorized | 0 comments

A chegada do frio, no que diz respeito ao nosso quarto, vai mais além de simplesmente resgatar o edredão, a sua capa, ou reforçar-se com uma manta, como se estivéssemos num episódio de ‘Guerra dos Tronos’. Entrar nos meses de baixas temperaturas pode servir de desculpa para redecorar o quarto, e proteger a cama.  Neste inverno, pode optar pelas últimas tendências, ou decidir ser uma “alma livre”. A decisão é sua.

Deixe-se levar pelo “bed styling”

Chamamos bed styling à arte decorativa de “vestir” as camas de uma casa. Uma decoração que vai utilizar os elementos mais típicos, como a roupa que faz parte de uma cama (lençóis, colchas, edredões, capas de edredão), e os extras que combinam com essa mesma roupa de cama. Aí entrariam, desde os travesseiros e almofadas, até aos demais elementos têxteis. Em definitivo, os seguintes elementos, desde o mais íntimo, ao mais visível:

– Lençóis: lençol de baixo e lençol de cima

– Fronha de almofada

– Capa de edredão, colcha ou edredão

– Repousa-pés ou paid (normalmente, coloca-se aos pés da cama)

– Travesseiros e almofadas decorativas

A maior tendência do inverno em lençóis

Se continuarmos com a ordem anterior, onde começamos pelo que está mais perto do nosso corpo enquanto dormimos, encontramos os lençóis. Para este inverno de 2021, existem duas tendências que convivem na perfeição. A primeira é seguir uma coerência com toda a roupa de cama e elementos decorativos, e apostar pelas mesmas cores, estilos e tons. A segunda opção é também prática e simples de seguir, já que se trata apenas de escolher lençóis lisos, sem grandes desenhos extravagantes.

Proteger a sua cama neste inverno

E a terceira opção consiste num desenho que seja liso, como na segunda hipótese, mas que se complemente com detalhes em alguma outra cor. Por último, para os mais ousados, há uma corrente que atingiu com força este outono, com vistas para o inverno: lençóis de cor escura.

O estilo para capas de edredão que vai dominar o inverno de 2021

Dependendo do lugar geográfico onde se encontre, seguramente vai apostar por uma capa de edredão para aquecer as suas noites de inverno. A roupa de cama mais prática e quentinha que existe também o pode desgrenhar, na hora de a combinar com a moda mais recente. E, para esta temporada invernal, temos visto que a grande aposta vem no sentido do já comentado anteriormente: uma linha simples, estética, e que seja fácil de combinar com todos os tipos de elementos e cores. Se esta linha não o satisfaz, pode apostar numa corrente mais atrevida, original e colorida. Por exemplo, em tons metalizados.

Em definitivo, duas vias nas quais se pode seguir o caminho de uma cor lisa, que se complemente com toda a roupa de cama, ou a típica combinação de várias cores.

As diferentes correntes para escolher o estilo da sua colcha invernal

É possível que este tipo de roupa de cama tenha perdido importância, face ao crescente uso das capas de edredão. Mas, para aqueles dormentes que, todavia, apostam nas colchas, vão encontrar uma linha estilística muito clara e aproximada ao tradicionalismo com o qual impregnam as suas peças de roupa de cama. Assim, podemos escolher entre colchas com bordados e tons mais sérios, como os cinzas.

Mas, como uma colcha não é apenas sinónimo de tradição, também existem modelos mais coloridos, com tons de amarelos e laranjas muito chamativos e vibrantes. Obviamente, apenas para as pessoas que são mais aventureiras neste sentido. E, como sempre, uma terceira via, que combina uma cor mais atrevida, como o mencionado amarelo, com outros tons mais discretos.

Os diferentes caminhos para vestir a sua cama com um edredão

Por último, encontramos um clássico de todas as camas. Uma roupa de cama que continua a fazer frente aos nórdicos. Os edredões nunca desistem, e são uma opção muito procurada para os dormentes mais pequenos. E, possivelmente, a opção onde mais podemos jogar, inovar e arriscar.

Quer seja através de cores chamativas, como de estampados mais extravagantes, um edredão pode ir mais pelo caminho da junção dos mencionados estampados com bordados, por uma tonalidade algo mais apagada (cinzas, brancos e cores neutras), ou por uma combinação sem limites na imaginação.