Como orientar a cama para um bom descanso

Jan 25, 2022 | Uncategorized | 0 comments

Alcançar a máxima higiene de sono é um processo no qual intervêm dezenas de fatores. Desde a escolha do colchão que melhor se adapta às nossas necessidades, ao feito de sermos regulares nos nossos horários. Elementos como a iluminação, e a ausência ou não de ruídos, também são vitais. Mas há algo que não devemos negligenciar, para conseguirmos desfrutar de um bom descanso: orientar de forma correta a cama.

6 conselhos para que a posição da nossa cama ajude o nosso descanso

1. Fuja dos espelhos

Este elemento decorativo, e também prático, serve para esses momentos em que nos estamos a vestir. Saber que estamos prontos e elegantes, ajuda-nos a socializar e a passar melhor o dia a dia. O problema chega pela noite, quando é hora de dormir. Um espelho pode distrair a nossa atenção. Portanto, coloque-os onde não os possa ver, quando estiver deitado na cama. E tente que o seu quarto não esteja carregado de espelhos.

2. Coloque a cama de forma alinhada com a porta e as janelas

Por um instinto primário e primitivo, o nosso sinal de alerta dispara pelas noites. É algo que ainda arrastamos desde há milhões de anos, quando os humanos ainda não tinham evoluído. Os vestígios que ainda permanecem desses tempos podem ser mitigados se colocarmos a cama de maneira a que possamos ter uma boa visibilidade da porta e, portanto, do exterior. O mesmo pode suceder com as janelas. Se sentirmos que todos estes elementos estão sob o nosso alcance e controlo, vamos obter essa sensação de lugar seguro, e poderemos adormecer mais facilmente.

3. Fique longe das camas ilha

Seguindo no mesmo sentido do ponto anterior, sobre a sensação de segurança, o mesmo ocorre com aqueles que optam pelas camas ilha. Esta posição centrada e afastada das paredes é genial, se tem um amplo espaço na sua cozinha para situar essa mesa ilha. Nos quartos, não funciona do mesmo modo. Coloque a cama junto a uma parede, para obter maior sensação de segurança e conforto.

Orientar a cama para um bom descanso

4. A visibilidade é muito importante

Voltamos a este tema, porque é mais significativo do que aquilo que pensa. Já não apenas pelo tema da segurança, mas situar a cama em determinado ponto, para dispor de maior campo de visão ajuda, quer a controlar todos os elementos dentro do quarto, como a não ser vistos desde fora. Uma maneira de ter a nossa mente relaxada, e sem essa sensação de perigo.

5. A orientação da cabeceira

Existem duas correntes de pensamento relacionadas com a orientação de um elemento do descanso, como é a cabeceira. Por um lado, há quem defenda que a sua posição ideal é virada para norte, e outros defendem uma orientação virada para sul. Em todo o caso, desde a Maxcolchon recomendamos situar a cabeceira com uma orientação relacionada com a janela, que ajude a regular a luz: quanto mais perto estiver, mais quantidade de luz entrará pela manhã. A decisão é sua. 

6. Controle os metros quadrados do seu quarto

Existe um aspecto que, quiçá, não possa controlar, no que diz respeito à posição da cama: o tamanho do quarto. O quarto maior é onde costumamos colocar o quarto principal, e este nem sempre dispõe da forma adequada. Dependendo de se é quadrado ou em forma de L, saberemos onde colocar a cama. Por exemplo, um quarto em forma de quadrado ou retângulo convida a posicionar a cama no eixo central. No caso de ser em forma de L, divida o quarto em zonas (isto sucede mais em quartos de crianças).