Como o inverno afeta o descanso do bebé

Fev 24, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

O inverno traz consigo uma mudança para um clima frio que pode ter um impacto no sono dos mais pequenos. Independentemente da idade do bebé, estar com muito calor ou muito frio pode afetar a sua capacidade de dormir bem.

Sabia que todos nós temos a nossa maior queda de temperatura corporal por volta das 3 – 4 da manhã? Se o seu filho acorda regularmente a esta hora, pode ser devido ao frio. Damos-lhe alguns conselhos oportunas para melhorar o descanso do seu bebé no inverno.

Os dias mais curtos podem afetar o dormir

À medida que os dias ficam mais curtos e as noites ficam mais longas, no outono e no inverno, pode aperceber-se que o seu bebé adormece mais cedo. Isto ocorre porque os ritmos circadianos (os sinais que dizem ao nosso cérebro quando é hora de acordar e quando é hora de dormir) estão intimamente ligados às horas de luz solar. Portanto, quando o sol se põe mais cedo, é natural que nosso bebé queira ir para a cama mais cedo.

Em princípio, isto não precisa ser necessariamente um problema. No entanto, se percebermos que ir para a cama mais cedo faz com que o seu bebé acorde muito cedo, é possível que tenha que tomar algumas medidas e corrigir o horário de sono do bebé.

O sono noturno pode prolongar-se

Geralmente, a hora de dormir tende a chegar mais tarde durante o verão. Isto acontece porque o sol nasce mais cedo, então todos nós tendemos a acordar mais cedo. No entanto, isso muda completamente a partir do outono, então você pode reparar que seu bebé dorme mais à noite.

Se o seu bebé dorme mais à noite, é possível que isso afete as sestas. Isto pode acontecer porque a quantidade total de sono de um bebé tende a ser a mesma diariamente, portanto, se ele dormir muito à noite, dormirá menos durante o dia. Se isso se tornar um problema, podemos encurtar o sono noturno do seu bebé para disponibilizar mais horas de sono durante a sesta.

As temperaturas mais frias podem contribuir para um sono mais profundo

Todos nós, pequenos e adultos, tendemos a dormir mais profundamente quando a temperatura é fria. Embora a temperatura ideal para dormir varie dependendo de cada pessoa, uma temperatura adequada para o nosso bebé dormir melhor varia entre os 18 e 20 graus.

Além disso, quando deitamos o nosso bebé na cama durante o inverno, é importante não compensar as temperaturas frias vestindo-o muito abrigado no berço. Nesse caso, corremos o risco de superaquecer o bebé, o que pode fazer com que ele fique mais inquieto e tenha um descanso fragmentado com despertares recorrentes.

Conselhos para deitar o seu bebé no inverno

  • Manter o seu quarto fresco e ventilado entre os 18 e 20
  • Usar algo de aquecimento no quarto. Os aquecedores com termostato são uma boa opção.
  • Não colocar o berço debaixo ou ao lado das janelas para evitar correntes de ar. Se se trata de uma casa antiga com molduras das janelas pouco fiáveis pode resolver com um pouco de fita de esponja para janelas. Desta forma vamos isolar melhor o quarto e manter a temperatura.
  • Abrigar o bebé com outra muda de roupa e meias, mas devemos assegurar-nos de que o bebé não esteja demasiado quente. A roupa de lã ou mistura de merino é uma boa opção para regular a temperatura corporal.
  • Recomendamos o uso de um saco de dormir para ajudar a mantê-lo

Escolher um colchão de berço

Especialmente durante o inverno, o colchão do berço do nosso bebé deve ser capaz de dissipar o excesso de calor, uma vez que não é bom que os bebés sintam calor excessivo ou fiquem resfriados abruptamente.

Nesse sentido, é aconselhável descartar os  colchões com uma composição que não permita a livre circulação de ar. Estudos têm demonstrado que o risco de morte súbita diminui drasticamente quando o ar do berço do bebé permite ventilação adequada, impedindo a respiração de seu próprio dióxido de carbono.

Podemos encontrar colchões de berço com enchimento de viscoelástica e outros acolchoados de fibra macia e até com sistemas anti-sufocantes. Claro, ao comprar um colchão de berço, é importante que o berço também se ajuste às suas medidas exatas e que não hajam espaços vazios nos quais o bebé possa ficar preso.

O que é mais importante que o descanso do seu bebé? Que o inverno e o frio não os apanhe destapados!