Como o frio afeta o sono

Jan 8, 2021 | INFORMAMOS-TE

Manter um sono profundo à noite é essencial para obter um descanso eficaz e reparador. Por isso, em muitos casos, a chegada do frio traz algumas mudanças que podem afetar o nosso relaxamento.

Da mesma forma que achamos difícil dormir bem nos dias quentes de verão, algo semelhante acontece no inverno. Basicamente, o problema é que as temperaturas extremas geralmente não ajudam a manter uma noite de sono tranquila.

Para que saiba em que medida o inverno pode afetar o desenvolvimento do nosso descanso, fique atento às nossas recomendações e descubra os prós e os contras de como o frio afeta o sono.

Como o frio afeta o sono?

Prós do frio para dormir bem

Devido a que os dias são mais curtos e as noites mais longas, o frio é a época do ano na qual mais deseja estar na cama. A consequência da falta de luz solar é um excesso de melatonina que de certa forma nos faz entrar em estado de sonolência assim que começa a escurecer.

A maior vantagem da chegada do frio é que é possível recuperarmos as horas de sono perdidas, pois a sensação de frio convida-nos a enrolar-nos na cama e, portanto, a ficarmos muito menos acordados. É o melhor momento para acondicionar tanto o ambiente do quarto como ter as roupas de cama adequadas e descansar com conforto.

Assim, o inverno é a época por excelência para desfrutar das nossas camas, cobrindo-nos com recheios, capas de edredão, cobertores ou colchas. Em qualquer caso, o que nos interessa é relaxar e obter o máximo conforto para recarregar as baterias aproveitando o ambiente gelado do exterior.

Para isso, é fundamental não abusar de muitas camadas e tentar manter uma temperatura ambiente constante que favoreça o necessário equilíbrio da regulação térmica corporal. Assim, muitos estudos científicos concordam que a temperatura ideal para dormir não deve ultrapassar vinte graus.

Em todo caso, embora possa não parecer, o frio pode trazer benefícios para o nosso descanso. O mais importante é que é possível adormecer muito mais fácil e profundamente do que quando está calor.

Contras do frio para dormir bem

A tentação de dormir demasiado agasalhados ou com o aquecimento ligado à noite geralmente leva a transpiração excessiva, o que pode ser prejudicial para um bom descanso.

Deve-se ter em mente que durante o sono a temperatura corporal não é constante, mas varia em ciclos. Portanto, se o ambiente for mais quente do que o conveniente, isso pode levar a frequentes despertares noturnos.

Embora pensemos erroneamente que quanto mais quente o quarto, melhor dormiremos durante o inverno, nem sempre esse é o caso. De fato, muitas vezes é aconselhável ventilar previamente o ambiente por alguns minutos ou mesmo dormir com a janela aberta para promover um sono de qualidade.

De certa forma, dormir com frio pode ser irritante para algumas pessoas, especialmente quando se trata de ir para a cama. Pelo contrário, outros adoram essa sensação de fresco e preferem senti-la quando vão para a cama.

No entanto, deve-se considerar que se trata de um momento específico que desaparece rapidamente, pois nosso corpo, graças ao mecanismo de regulação da temperatura, permanece alerta para mudanças extremas.

É por isso que não devemos preocupar-nos muito se sentirmos muito frio em certas partes do corpo, como os pés. Geralmente é a parte do corpo tal como as mãos, que é mais difícil de captar a temperatura certa. Para resolver, o nosso conselho é pegar numas meias imediatamente.

As nossas sugestões

Para que o frio não torne a sua noite desagradável, é importante ter o equipamento de descanso adequado. Entre eles, um colchão de qualidade que reúna as características necessárias em termos de firmeza, adaptabilidade e respirabilidade.

Da mesma forma, o uso de lençóis de algodão e recheios nórdicos garantem um toque macio e agradável além da entrada de calor desejada, sendo uma aposta segura para obter o benefício de um sono profundo.

Não hesite em visitar a Maxcolchon, dentro do nosso extenso catálogo encontrará todos os produtos necessários para passar o inverno da forma que mais gosta, seja com mais ou menos calor. Não deixe o frio afetar seu descanso!