Como o aquecimento afeta o nosso descanso

Fev 11, 2021 | INFORMAMOS-TE

Com a chegada do frio, o nosso corpo pede mais calor para enfrentar as baixas temperaturas. Portanto, é momento de ajustar os nossos quartos e ao mesmo tempo dar-lhes o toque de conforto necessário para poder descansar a noite toda tranquilamente.

Atualmente, a variedade de produtos oferecidos no mercado permite que possamos conseguir o abrigo suficiente para as nossas camas. No entanto, também é importante que o quarto tenha um ambiente acolhedor e adequado em todo o momento.

É por isso que, quando chegam as estações mais frescas, surge o debate sobre se devemos ou não usar o aquecimento para dormir. Para decidir o que mais lhe interessa, não perca os nossos comentários e conheça os prós e os contras de dormir com o aquecimento ligado.

Vantagens do aquecimento durante o descanso

Os argumentos a favor e contra o uso de aquecimento durante o descanso são muito variados. Embora dependam basicamente dos hábitos e costumes de cada um, a temperatura ambiente do quarto no qual vamos dormir influencia muito.

Embora o uso de aquecimento durante o descanso possa causar alguns problemas na continuidade do sono, em certas ocasiões é imprescindível ter um aquecimento adequado para evitar o frio enquanto dormimos.

Por este motivo, é comum usá-lo em locais onde as temperaturas externas são congelantes. A vantagem que oferece é que é possível manter um ambiente agradável e aconchegante durante a noite. Ainda assim, em qualquer dos casos em que seja necessária a utilização de aquecimento, recomenda-se a utilização de aparelhos que contenham termostatos ou programadores.

Com eles consegue manter uma temperatura constante sem que a mesma fique muito alta. Assim, pode ser uma boa ideia desligar no momento de dormir e programar para ligar algumas horas depois, evitando assim um ambiente sufocante.

Em qualquer caso, pode utilizar alguns truques fáceis e simples como, por exemplo, deixar o aquecimento ligado durante o dia, baixar as persianas quando começa a anoitecer e até manter a porta do quarto fechada para que o calor não se perca pelo resto da casa.

Desvantagens do aquecimento durante o descanso

Pelo contrário, utilizar o aquecimento quando não é necessário pode causar suores nocturnos e, consequentemente, pequenos micro-despertares. Embora aparentemente inestimáveis, de alguma forma influenciam o resultado do nosso descanso, pois dificultam um sono contínuo.

Portanto, se o ambiente não o exigir, seria conveniente prescindir do aquecimento. E está cientificamente comprovado que dormir com frio é mais saudável do que com calor, já que a temperatura ideal costuma oscilar entre 18 e 20 graus.

Normalmente não é recomendada a utilização em zonas mais quentes, a menos que seja necessário em algum momento específico. Deve ter-se em consideração que, durante a fase mais profunda do sono, a temperatura corporal baixa como resultado de um processo natural. Por isso é inconveniente que o ambiente seja muito quente, pois pode interferir no desenvolvimento do nosso descanso.

Também não interessa exceder a sua utilização pois, se o quarto estiver muito quente, pode ocorrer falta de humidade. O resultado será que, a longo prazo, notamos uma sensação de secura no nariz, garganta e até na pele. Além disso, o contraste entre as temperaturas externa e interna pode afetar negativamente a capacidade de reação das defesas do organismo.

Os nossos conselhos

Em qualquer caso, quer durma com aquecimento ou não, sugerimos que utilize roupa confeccionada com fibras naturais tanto para o pijama como para vestir a cama. As nossas fronhas e lençóis 100% algodão garantem respirabilidade adequada para evitar o acumular de suor excessivo tanto quanto possível.

Para nos mantermos quentes à noite, temos uma grande variedade de possibilidades. Entre elas, os mais populares e usados ​​são os edredões. As principais características que os definem são a sua extraordinária leveza e grande capacidade térmica.

Se quiser, veja o nosso catálogo e vai constatar que há um tipo de recheio para cada necessidade. A nossa gama tem diversos modelos que variam consoante a sua espessura e material de fabrico: microfibra, penas ou de qualidade suprem.

Quer seja ou não a favor de usar o aquecimento para passar a noite, não hesite e visite a Maxcolchon. Poderá escolher, de entre os nossos produtos, aquele que melhor se adapta às suas necessidades de descanso. Encontre a sua loja mais próxima ou visite o nosso website!