Como melhorar a qualidade do descanso

Mar 30, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

A qualidade do nosso descanso está directamente relacionada com a nossa saúde. Quando adormecemos ou temos problemas para dormir, o nosso bem-estar físico e mental sofre. Melhorar a qualidade do descanso é uma das prioridades que devemos enfrentar na nossa vida diária, uma vez que qualquer tipo de problema é cumulativo e pode eventualmente ter o seu preço.

Aqui estão algumas dicas para melhorar a qualidade do sono que, sem dúvida, serão úteis.

Alimentos e Bebidas

O que nós comemos e bebemos afecta significativamente a nossa saúde. Saber o que e quando comer e beber vai ajudar-nos a melhorar a qualidade do nosso descanso.

Comer jantares leves e não consumir grandes quantidades de líquidos à noite é o melhor para garantir um sono contínuo e ininterrupto. Por isso, é aconselhável limitar o consumo de cafeína durante o dia e evitar o consumo de álcool, pois provoca desidratação durante a noite.

Hábitos saudáveis

Estabelecer rotinas de sono saudáveis é essencial para melhorar a qualidade do seu descanso. É importante marcar algumas horas de sono, estabelecendo a hora de dormir e de se levantar. Para ajudar você a conseguir isso, é recomendável que você pratique algum tipo de esporte durante o dia para ir para a cama cansado.

Tente não adormecer com a televisão ligada ou use o telemóvel mesmo antes de dormir, pois afectam directamente o seu descanso. O melhor é que o seu corpo associe a hora de dormir com o sono.

Conjunto de descanso

O quarto é o templo do nosso descanso, e a cama é o altar. Temos de tomar conta deles para que possam cuidar de nós. Dormir sobre um colchão de qualidade.

 

Mantenha o seu quarto escuro e a uma temperatura adequada. Se por alguma razão não consegue manter o quarto na escuridão total, use uma máscara de sono.

(h2) Coisas que devemos evitar

Não só temos de adquirir hábitos saudáveis para melhorar a qualidade do descanso, como também temos de nos livrar de maus hábitos.

  • Não durma a sesta por mais de meia hora. E nunca o faça depois das 3:00 da tarde.
  • Não fume antes de dormir. Nem mesmo na cama. O tabaco é um poderoso estimulante que nada fará para melhorar a qualidade do seu sono.
  • Não fique muito tempo acordado na cama. Se você descobrir que não consegue adormecer após cerca de 15 minutos de tentativas, levante-se e vá para outro quarto até adormecer.
  • Não durma com seus animais de estimação, eles devem ter sua própria cama ou dormir em outro quarto. Sim, nós os amamos muito, mas às vezes eles podem ser muito pesados. É lógico, eles não têm de se levantar cedo ou ir trabalhar.

A melhoria da qualidade do seu descanso terá um impacto muito positivo no seu trabalho e/ou estudos. Como você pode ver, tudo o que é necessário é a aquisição de bons hábitos e rotinas, assim como um pouco de força de vontade