Como lavar um edredom nórdico

Jan 24, 2020 | INFORMAMOS-TE

O frio já está aqui e os cobertores parecem não nos manter quentes o suficiente. Então, antes de colocarmos o enchimento do edredão, em praticamente todas as casas surge a mesma questão, posso lavar o edredão em casa e não ter de ir à lavandaria? Sim, você pode. Embora dependendo se é sintético ou emplumado teremos que fazer algumas considerações.

Posso lavar um edredão de penas da mesma forma que um sintético?

Podemos lavar o enchimento do edredão com penas ou sintético. Tanto na máquina de lavar como na banheira, o procedimento é semelhante, embora tenhamos de ter em conta factores tais como

A temperatura

Temos sempre de seguir as especificações do fabricante. Em geral, para respeitar a qualidade tanto do enchimento de penas nórdicas como das sintéticas, é preferível utilizar água fria.

O peso

Por um lado, você tem que considerar o peso que eles atingem quando estão molhados. Se decidirmos lavá-la na banheira, as de penas pesarão mais e também será mais complicado secá-la. Em geral, um edredão de solteiro pesa 7 kg, por isso é preciso ter cuidado com os que estão em camas duplas e verificar se a máquina de lavar roupa aceita essa carga.

O tipo de lavadora

orque os de carga superior geralmente têm um braço médio que remove a água e pode danificar o edredão, por isso é melhor não os usar para enchimento.

Em qualquer caso, se não quisermos levá-los à lavandaria, ambos podem ser lavados à máquina ou banhados, mas a máquina de lavar é a melhor opção, devido ao tempo e esforço que poupamos.

Como lavar um edredão na máquina de lavar?

Antes de o colocar na lavagem, é aconselhável verificar a perda de enchimento do edredão para o coser e evitar que o buraco fique maior.

Uma vez verificada a temperatura e o peso aceites pela máquina de lavar, para ambos os tipos de edredões utilizaremos detergente e um programa de lavagem para roupa delicada. É importante evitar amaciadores de tecidos e produtos que contenham enzimas ou lixívia, pois estes irão afectar o enchimento.

Antes de começarmos a lavá-lo, tanto nos edredões de penas como nos sintéticos, se introduzirmos duas bolas de ténis, ajudaremos o interior a não ser esmagado e a água chegará a todas as áreas. Normalmente as bolas não costumam desbotar, mas podemos fazer um teste e deixá-las de molho por um tempo. É preferível colocá-las separadamente em meias, para o caso de terem alguma sujidade que permaneça presa ao edredão.

Teremos de repetir o enxaguamento até termos a certeza de que não há mais sabão, bem como a centrifugação para remover todo o excesso de água. Em ambos os casos vamos escolher baixas rotações.

É possível que quando a retira da máquina de lavar roupa fique um pouco desajeitada e de tom acinzentado, uma vez seca recupere o seu aspecto normal. Se preferirmos que seque no ar, devemos encontrar um espaço onde possamos espalhá-lo horizontalmente, porque se o pendurarmos todo o enchimento se acumulará em uma área e levará mais tempo para secar, correndo o risco de aparecer umidade. Teremos de a virar de vez em quando para acelerar o processo de secagem.  No caso da máquina de secar, vamos introduzir novamente as duas bolas de ténis para que o enchimento seja mais solto.