Como lavar um edredão de penas?

Abr 4, 2019 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR, SAÚDE

O isolamento térmico e a sua leveza e suavidade tornam o edredão ideal para um bom descanso. O cuidado com o enchimento das penas é essencial para garantir a durabilidade e o desempenho da peça. A prevenção é essencial para um edredão perfeito. Para fazer isso, você pode seguir algumas técnicas para mantê-lo corretamente.

O reparo imediato de detritos e rasgos evitará a perda de materiais durante o uso ou quando chegar o momento de lavá-los. Além disso, a capa do edredão também se sujará. Além disso, a bainha exterior evita que possíveis manchas entrem no edredão. Por outro lado, lavar uma capa de edredão é muito mais fácil de fazer domesticamente. Outra medida é a limpeza direta de pequenas manchas antes que sequem e raspem a aparência do tecido. Água sabão e uma escova de cerdas macias podem ser usados para isso. Uma toalha pode ser usada para secar o excesso de água. Na sequência das medidas de prevenção acima referidas, não seria necessário efectuar mais de duas lavagens por ano no edredão.

Há duas maneiras de o lavar em casa. Se a máquina de lavar roupa na nossa casa tem uma grande capacidade, o edredão pode ser lavado nela. O ciclo de lavagem seguirá sempre as especificações fornecidas pelo fabricante. Preste atenção a todos os símbolos na etiqueta e siga-o atentamente.

Os detergentes líquidos e leves devem ser preferidos, ou sabão delicado deve ser usado. No entanto, não utilize lixívia ou produtos cáusticos nesta lavagem. A lavagem deve ser curta, para evitar rasgões no tecido.

A principal limitação que temos de considerar antes de lavar um edredão em casa é o tamanho. Não adianta empilhá-lo dentro da máquina: seria um desperdício e poderia estragar o aparelho. Mas há ainda outras opções: se tiver uma banheira em casa, pode lavá-la à mão. Tenha em mente que você deve usar um detergente especial para lavar as mãos ou roupas delicadas e água morna. Esta forma demora muito mais tempo a lavar.

O tamanho do seu edredão de penas é um dos maiores inconvenientes de lavá-lo em boas condições.

Quer o lavemos à mão ou na máquina de lavar roupa, a secagem será sempre à sombra. No entanto, deixa a opção de ter circulação de ar suficiente para conseguir uma secagem rápida e completa. A exposição direta à luz solar deve ser evitada, pois o tecido pode manchar. Devemos colocá-lo na posição mais horizontal possível e é conveniente movê-lo e agitá-lo para propiciar a saída de umidade. A secagem pode ser um problema em pisos pequenos. Uma alternativa é usar cadeiras para esticar o edredão e arejá-lo por baixo com a ajuda de um ventilador.

Se não conseguir lavar o seu edredão ou se quiser lavá-lo com segurança, pode optar por um serviço de lavandaria profissional. Uma lavagem profissional terá todas as características e dimensões necessárias para acomodar qualquer edredão e tratá-lo adequadamente. Qualquer que seja a opção que escolher, é importante que mantenha o seu edredão nas melhores condições. É essencial que cuide da sua higiene em cada produto de descanso, para que possa dormir sempre nas melhores condições.