Como lavar as almofadas de látex?

Mai 2, 2022 | PRODUTOS, Uncategorized | 0 comments

almofada pode ser tão fundamental como o é o colchão, para que possa desfrutar de um bom descanso. Existem múltiplas opções, e uma das mais utilizadas é a almofada de látex. Trata-se de um tipo de almofada suave, e que dura muito tempo, se a cuidarmos corretamente. Mas, para isso, devemos ter em conta todos os requisitos para poder manter a almofada nas melhores condições.

Dependendo do material que possamos escolher para a nossa almofada, esta terá que ser lavada de uma maneira ou de outra. Neste caso, podemos perguntar: como se lavam as almofadas de látex? 

Como lavar as almofadas de látex?

É possível que tenha pensado, num primeiro momento, em lavar a sua nova almofada de látex de forma superficial, metendo na máquina de lavar simplesmente a fronha da almofada e nada mais, para além da roupa de cama. No entanto, em certas ocasiões é necessário levar a cabo uma limpeza mais profunda. Em concreto, que passos devemos seguir para que a almofada de látex fique corretamente lavada? 

Passos a seguir para lavar uma almofada de látex corretamente

Certas almofadas podem ser colocadas na máquina de lavar e isto permite-nos assegurar de que a limpeza será total. Esta informação pode ser encontrada na ficha técnica do produto, e será especificada pelo fabricante. Porém, o que podemos fazer, caso a almofada não se possa meter na máquina de lavar?

A única opção que nos resta é lavá-la à mão, ainda que nos dê um pouco de preguiça. De todas as formas, na hora de lavar uma almofada de látex, os passos a seguir são simples e rápidos:

  • Em primeiro lugar, recomendamos que coloque sabão e água morna num recipiente, e que junte também um pouco de um detergente suave. 
  • Depois, com um pano limpo, vai molhar o pano e escorrer muito bem, para que possa, pouco a pouco, ir limpando a almofada com movimentos circulares em cada zona.
  • Por último, temos de a deixar secar: este passo é bastante importante, dado que, se a almofada ficar húmida no seu interior, pode danificar-se e fazer com que se produza um mau odor. Neste caso, recomendamos-lhe que utilize toalhas limpas e, posteriormente, deixe secar a almofada num lugar seco e plano, onde não lhe dê o sol, se for possível. 

Em qualquer caso, para evitar ter que a lavar com demasiada frequência, desde a Maxcolchon recomendamos que proteja a sua almofada com uma boa fronha protetora, que a possa isolar o máximo possível dos possíveis agentes externos que possam chegar até ela: ácaros, pelos, bactérias…

O mais habitual é que estas fronhas protetoras estejam fabricadas com materiais como o algodão, que se podem lavar sem qualquer problema. Isto vai-nos permitir não ter que lavar a almofada tão frequentemente. Simplesmente teremos que consultar as instruções do fabricante da fronha da almofada e seguir as suas recomendações, no que à temperatura e restantes cuidados de limpeza e manutenção diz respeito.

Erros que estragam as almofadas de látex

Existem recomendações que pode seguir para lavar mais facilmente a sua almofada. No entanto, é fundamental que evite cometer alguns erros:

  • Quando lavar a almofada à mão, nunca a exponha ao sol na hora de a secar. Isto poderia provocar que o seu tecido se deteriorasse.
  • Não a coloque na máquina de lavar, a não ser que o fabricante indique que isto é possível. Obviamente, o mesmo pode ser dito da máquina de secar. 
  • Não deixe a almofada submergida em água. Tal como sucede com o sol, molhá-la demasiado poderia deteriorar a sua almofada. 
  • Em nenhuma circunstância deve torcer ou escorrer a almofada para a secar. Pode deformar-se e perder parte das suas propriedades. 

Como vê, lavar corretamente uma almofada de látex não tem por que ser demasiado complicado. Porém, é importante ter em conta alguns requisitos, como aqueles que mencionamos previamente. Em qualquer caso, recomendamos-lhe que adquira uma fronha de almofada, que possa ajudar a evitar que tenha de lavar a almofada tão frequentemente. Adquira uma, e poderá poupar bastante trabalho!