Como iluminar o seu quarto para promover o descanso

Dez 21, 2021 | DECORAÇAO, QUARTO DE DORMIR | 0 comments

É certo. Uma boa luz ajuda a que não soframos com fadiga ocular, cansaço, dor de cabeça, ou stress. Mas também há um lado mais negativo, que pode provocar dores musculares, deterioração da saúde ou, ainda pior, uma má noite de sono. Por isso, é importante saber como iluminar o seu quarto.

Como é afetado o nosso descanso pela iluminação que utilizamos no quarto?

Há que partir de uma premissa: é importante planificar a iluminação da nossa casa por dois motivos fundamentais. O primeiro é óbvio, reduzir a fatura da luz, ainda mais quando se encontra em máximos históricos. Mas existe outro motivo, ainda mais importante, relacionado com a nossa saúde. Se formos capazes de situar a iluminação de maneira a que potencie as horas de sol, os nossos ritmos circadianos não se verão alterados. E, dessa maneira, poderemos adormecer com maior facilidade.

Imagine que instalou as lâmpadas de uma forma desordenada. E, ainda pior, não está a fazer um bom uso da iluminação artificial da casa. Isso vai provocar uma confusão da sua glândula pineal, o que nos levaria a alterar a produção de melatonina.

Quando isto acontece, o corpo humano entra num estado de relaxamento prévio ao sono. Mas quando a melatonina não capta os sinais de libertação, já que estamos expostos a uma grande quantidade de luz, a glândula pineal manda um aviso ao resto do corpo: não é a hora de dormir.

Iluminar o seu quarto

Esse desfasamento hormonal traduz-se em que você está deitado, mas está exposto a tanta iluminação, que o corpo não se apercebeu ainda. E se a isso lhe juntarmos a luz artificial dos écrans (Tablet, telemóvel, computador, televisão), o resultado vai ser voltas e mais voltas na cama.

Para remar a favor da glândula pineal e da melatonina, deve saber coordenar, quer a luz artificial da sua casa, quer a exposição ao sol durante o dia.

 Como deveria ser a iluminação para criar um ambiente relaxante

O principal passo que tem de dar, para evitar esta situação, é a aquisição de lâmpadas com luz regulável. Estes modelos com LED ajudam a jogar com a intensidade e potência da luz. Desta forma, podemos criar cenários e ambientes diferentes na nossa casa. Portanto, deveríamos ir regulando a potência, à medida que vai anoitecendo. Assim, o nosso corpo vai-se habituando, e a melatonina atuará como precisamos.

Outros modelos de lâmpadas que nos ajudariam a adormecer são as da mesinha de cabeceira, já que têm menos intensidade do que as do teto. Além do mais, é importante que esqueça esse hábito de ver televisão desde a cama, assim como deixar o telemóvel, o tablet e o computador bem longe do quarto.

Se a todos estes conselhos juntar o fato de não utilizar os mencionados dispositivos eletrónicos quando anoitecer, praticar algumas técnicas de relaxamento, e apostar na leitura, a capacidade para adormecer será orgânica, saudável e produtiva.