Como fazer com que os seus filhos deixem descansar

Nov 16, 2019 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Levar as crianças para a cama cedo pode ser muitas vezes difícil. Uma vez conseguido isso, mantê-los adormecidos também pode ser um desafio. Cada caso é único e pessoal, mas sabe bem do que estamos a falar.

Às vezes acontece que as crianças acordam facilmente, especialmente quando são jovens. Especialmente quando falamos dos mais novos (quando têm menos de um ano de idade), eles correm o risco de acordar mais vezes à noite, porque ainda estão a amamentar.

As crianças mais velhas também podem continuar a acordar. Normalmente, encontrar uma razão para acordar pode ser difícil: tudo parece normal, eles simplesmente têm mais facilidade para acordar. Nesses casos, é necessário recorrer a alguns truques ou estratégias para tratar as crianças para dormir na força e, assim, garantir que elas tenham o melhor descanso possível.

Como conseguir que as crianças durmam mais horas?

Aqui estão alguns truques para tentar fazer com que os seus filhos deixem descansar, especialmente quando não temos que acordar cedo:

Fazendo atividades que te deixam muito cansado na noite anterior

Um bom truque para fazer com que as crianças tenham uma boa noite de sono e horas suficientes é fazê-las muito cansadas no dia anterior. No caso dos fins de semana, por exemplo, podemos tentar fazer atividades como ir ao parque ou praticar desporto com a família.

Com este tipo de atividades, especialmente se as realizarmos à tarde, conseguiremos que as crianças estejam cansadas e necessitem de dormir muitas horas seguidas. Normalmente, quanto mais atividade fazem, mais horas precisam para dormir e, com isso, mais horas nos deixarão descansar.

Um ambiente relaxado no momento de se deitarem

Mesmo se escolhermos atividades que requerem muito movimento para serem realizadas durante a tarde, é importante criar uma atmosfera relaxada na hora de dormir. Para isso, devemos, acima de tudo, controlar a estimulação que os rodeia: deve ser um ambiente calmo e descontraído, livre de jogos e distrações. Para fazer isto, se repararmos que estão demasiado acordados, podemos ler-lhes uma história. Desta forma, estimulamos o pequeno sem a necessidade de o estimular demasiado.

Ajuste de horários

Outra variável importante quando se trata de fazer com que as crianças descansem uniformemente e desenvolvam ciclos de sono estáveis pode ser criar horários aproveitando a luz e a escuridão do dia. Também funciona bem usar rotinas (que não precisam ser aborrecidas) como tomar banho, vestir pijamas, jantar, escovar os dentes e dormir.

É claro que este ajuste de horário tem de estar de acordo com os nossos próprios horários. Se temos de nos levantar demasiado cedo para ir trabalhar, a lógica é que toda a família se vai deitar cedo. Assim, será mais fácil para as crianças se acostumarem com esses horários e vão querer dormir mais nos finais de semana

Tratar de evitar a tecnologia na cama

Seguindo o que dissemos sobre o ambiente relaxado antes de dormir, a exposição das crianças à tecnologia antes de dormir pode ser uma das razões pelas quais elas não têm uma boa noite de sono.

De facto, um estudo publicado em 2015 pelo Journal of the National Sleep Foundation constatou que as crianças que tinham uma televisão no quarto dormiam em média 8,0 horas nos dias de escola. Por outro lado, aqueles que não tinham um quarto no quarto dormiam em média 8,3 horas.

Os pesquisadores também observaram que houve associação entre ter dispositivos eletrônicos no quarto que eram mantidos durante a noite e a qualidade do sono das crianças. Neste caso, a qualidade do sono regular ou ruim foi significativamente mais comum em crianças que deixaram um dispositivo eletrónico ligado.

Por conseguinte, se queremos que as crianças não nos acordem de manhã e não durmam mais, é melhor evitar que tenham aparelhos eletrónicos na sala. E, se houver, a melhor coisa a fazer é deixá-los desligados.

Você pode tentar estas recomendações para ver se os seus filhos o deixam descansar. E lembre-se: o equipamento de descanso também é importante. Certifique-se de que dormem no melhor colchão possível.